Aspectos da História
Postal do Rio Tietê
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PREÂMBULO
A História Postal , embora seja o segmento
com maiores possibilidades de pesquisas e estudos na Filatelia
Brasileira, com muito material disponível, continua sendo
uma área onde poucos tem se aventu-rado, face às
dificuldades de pesquisa, do tempo razoavelmente longo que estas
requerem, da enorme dispersão do material disponível
e, principalmente, dos conhecimentos históricos e filatélicos
que requer. Apesar destes condicionantes, a atividade é
extremamente gratificante, com descobertas significativas e a
antevisão de próximas e maiores descobertas.
Este trabalho, ora apresentado, é apenas e tão
somente uma compilação de fatos e documentos postais
e filatélicos, somente esboçada, face ao exíguo
tempo disponível que os autores tiveram para as pesqui-sas,
ambos envolvidos nos preparativos da LUBRAPEX 95, bem como a
falta de recursos materiais para um trabalho de maior profundidade,
que o tema requer e faz por merecer, para o qual busca-se um
patrocínio que possa viabilizá-lo.
A História Postal Brasileira, passa a ter mais um capítulo
esboçado e, em particular, a História Postal de
São Paulo tem um incre-mento considerável, passando
a contar com um verdadeiro roteiro, nesta área, o qual
pode servir de base a pesquisas congêneres. Esperamos que
esta iniciativa venha a servir de incentivo para novas, pois
material disponível existe, quer histórico, quer
filatélico, bastando aos interessados a disposição
de arregaçar as mangas e uma grande dose de paciência.
Os autores agradecem à Imprensa Oficial do Es-tado pela
cessão de microfilmes de seu acervo e, principalmente,
à valiosa colabo-ração do Prof. Nilo Odália,
DD.Diretor do Arquivo do Estado e sua equipe, o qual autorizou
a reprodução destes e de outros microfilmes, sem
o que não seria possível a realização
deste trabalho.
Carimbos Comemorativos da
Lubrapex 95 -com imagens do Rio Tietê
1 -- INTRODUÇÃO
HISTÓRICA
O rio Tietê foi o primeiro caminho de penetração
para o interior de São Paulo, já no primeiro século
de colonização, como acesso ao interior para aventureiros,
ambicionando ouro e pedras preciosas e, posteriormente com as
monções, apesar das dificuldades de navegação
que apresentava, ao longo do seu curso, com corredeiras e quedas
que forçavam o seu contorno por meio do desembarque das
canoas.
Por volta de 1720, caminho consolidado para as minas de ouro
do sertão de Goiás e Mato Grosso, o rio Tietê
via crescer a sua navegação, não só
com o crescente número de aventureiros, como por expedições
governamentais, organizadas pelo Capitão General da Capitania
de São Paulo, D. Luiz Antonio de Sousa Botelho e Mourão,
o Morgado de Mateus (1 765 - 1 775), o qual se achava empenhado
em alargar e consolidar as fronteiras, povoando as terras além
da atual cidade de Itu, as quais, pelo Tratado de Tordesilhas
tinham pertencido à Espanha ( 1 493 - 1 640 ) .
O Tietê foi o "instrumento máximo de penetração
do Brasil sul ocidental", segundo Afonso de E.Taunay e,
de acordo com Basílio de Magalhães : "de suas
margens partiu o movimento conquistador do todo o Sul, do Centro
e do Oeste, ondulando-se, propagando-se seus efeitos por todo
o sertão do Norte e do extremo Norte, em ajuda propícia
e indispensável à irradiação dos
criadores. " Esta era a grande estrada aberta para manter
o terreno conquistado e, para tanto, o Morgado de Mateus concedeu
sesmarias , fundou núcleos de povoação,
etc., basicamente em suas margens. Com este intuito, fundou Nossa
Senhora dos Prazeres do Iguatemi, um presídio, em 1 770
, destruido em 1 777 pelos espanhóis, vindos do Paraguai,
bem como surgiram, a partir daí, e dentre outras, Itu,
Constituição (atual Piracicaba), Pirapora do Curuçá
(atual Tietê), Araraquara, Tatui, Lençóis,
Botucatu, Ararytaguaba (atual Porto Feliz) .
Até início do século 19 esta via de penetração
esteve ativa, quando começou a declinar, face às
facilidades apresentadas pelos caminhos de terra, mais curtos
e possibilitando o transporte de cargas em lombo de mulas bem
como a mudança de rota , já com o advento da navegação
a vapor, adotando-se a subida dos rios Paraná e Paraguai,
foi encerrado o período áureo do rio Tietê
como " estrada do sertão. "
O advento das ferrovias em São Paulo, em 1 867, com seu
rápido desenvolvimento pelo interior paulista, veio comprometer,
ainda mais, a navegação fluvial do rio Tietê,
que contava, por volta de 1890, com cerca de ape-nas 222 km.
navegáveis, a montante e a jusante de São Paulo,
que vinha definhando, para praticamente cessar por volta de 1920.
Após vários planos de nave-gação,
elaborados nos últimos anos, finalmente, ha pouco tempo
o rio Tietê passou a ser navegável em toda a sua
extensão, graças às eclusas construidas
nos locais dos antigos obstáculos.
2 - HISTORIA POSTAL
2.1 - Introdução
2.1.1 - Correio documental, pessoal e geral
Inicialmente, faz-se necessário definir os tipos de atividades
de serviço postal : documental (restrito), pessoal e geral.
O primeiro refere-se ao transporte de documentos (ordens,
etc.), restrito aos dirigentes, o segundo, o pessoal, era o correio
incipiente, informal, entre pessoas comuns, geralmente executado
pelos tro-peiros ou estafetas específicos e o último
, o correio geral, nos mesmos moldes do atual, aberto ao público
em geral. A título de curiosidade, transcrevemos carta
de Martim Lopes Lobo de Saldanha, em 15/05/1776, ao Comandante
da Praça de Santos, sobre violação de correspondência
: " Foi bem prezo, e remetido o Prezo Conductor da Parada,
e fez Vmce. mto.bem em prender também lá ao atrevido
Mulato forro, que a abrio; deixe-o estar prezo hum mez completo,
e no fim delle, sendo capaz, lhe assentará praça
pa. o Regimto.de Voluntários Reais." Como se pode
ver, a pena imposta ao violador não era das mais leves.
2.1.2 - Panorâmica do Correio
em São Paulo, na área do Rio Tietê e seus
afluentes
Esta panorâmica aborda as datas mais significativas,
tanto da História Postal, como dos aspectos de navegação
e das conexões com as linhas férreas, as quais
completavam as linhas postais. Observa-mos que o estudo destas
linhas, pela sua complexidade, bem como pela falta de informações
seguras, deixam de ser relacionados por completo, aguardando-se
a conclusão das pesquisas.
1734 - 06/12/1734 - Em " Documentos Interessantes
do Arquivo do Estado ", sobre o " nao sucesso da guerra
contra o Gentio Payaguá e o procedimento irregular do
ouvidor de Cuyabá ", há expressa citação
: " ...a presente ocasião contraria a minha esperança
qual se pode ver pellas cartas que nas canoas de Cuyabá
me chegarão na presente monção....
1769 - Teotônio José Jusarte, no seu Diário
de Navegação do Rio Tietê, informa da existência
de locais, junto às pousadas, no tronco de árvores
de porte, onde havia uma cavidade para depósito de cartas,
como uma atual caixa postal, nas quais os viajantes depositavam
e recolhiam cartas para entrega em seu destino (" correio
do toco ").
1776 - 03/05/1776 - Carta de Martim Lopes Lobo de Saldanha,
para Capitão André Dias de Almeyda, em Araritaguaba
: " "O Patrono das Canoas vindas de Cuyabá,
José Francisco não só me entregou a carta
de... ".
1800 - ?/01/1800 - Criação de uma linha
postal de São Paulo a Porto Feliz .
1800 - 24/09/1800 - Alvará mandando criar correio
na vila de Porto Feliz, por Alvará de Castro e Mendonça
: " Tendo mandado crear um Correio na Vila de Porto Feliz,
donde partem as canoas, tanto para a Vila de Cuiabá, como
para Vila Bela de Mato Grosso, e pelo expediente do mesmo serão
remetidas a cada uma delas as suas respectivas cartas que ou
ali se lançarem, ou forem importadas pelos correi-os interiores
desta Capitania. Quanto ao porte das mesmas cartas, conformo-me
inteiramente com o que se acha estipulado e consta do Artigo
4 º do 1 º Bando de 25/01/1799, uma vez que elas sejam
lançadas no Correio de Porto Feliz, e levadas em diretura
para qualquer das ditas vilas mas como além destes Correios
dirigidos via dos Rios, tem de ser conduzidos por outro de terra
desta cidade para a dita Vila de Porto Feliz e vice versa,...."
Trata-se do primeiro correio oficialmente instalado no interior
da Província de São Paulo.
1800 - 24/09/1800 - Proposta de serviço postal
mútuo entre a Capitania de São Paulo e a de Mato
Grosso.
1800 - 14/10/1800 - Criação de linha
postal entre São Paulo e Itu.
1809 - 25/11/1809 - Oficio às câmaras
da vilas acompanhadas da Instrução para o estabelecimento
do correio expedido pelo Presidente da Província de São
Paulo.
1827 - Criação da Agência Postal
de Constituição (atual Piracicaba), por iniciativa
da Câmara Municipal.
1832 - 08/02/1 932 - Criação da Agência
Postal de Porto Feliz, peça da linha fluvial.
1849 - 14/02/1849 - Criada a Agência Postal de
Parnaiba
1853 - 23/12/1853 - Criada a Agência Postal de
Tietê, a qual somente foi instalada em fins de 1854.
1853 - 02/05/1853 - Lei Provinçal N º 458,
concede favores especiais a quem se dispuser a estabelecer linhas
regulares de vapores no rio Tietê e no rio Paraíba.
1857 - O governo, visando facilitar o comércio
e as comunicações com a fronteira, resolve instalar
2 colônias militares às margens do rio Tietê
: a de Itapura (próxima da junção do Rio
Tietê com o Rio Paraná) e a de Avanhandava (às
margens do Salto), a qual foi abandonada logo após 1 866,
por ser considerada inútil e dispendiosa.
1873 - 22/04/1873 - Lei Provinçal N º 79,
autoriza a concessão de privilégio às empresas
que se organizassem com esta finalidade.
1873 - 24/05/1873 - Decreto N º 5 290, do Governo
Imperial concede ao Senador Francisco Antonio de Souza Queiroz
e João Luiz Germano Bruhns, o privilégio, por 30
anos, para navegação do rio Tietê, da cidade
de Tietê até o Salto de Avanhadava.
1873 - 17/09/1873 - Decreto N º 5 405, aprovados
os Estatutos da Cia.Fluvial Pau-lista, com 150 contos de réis.
A Cia. contava com 5 vapores e 24 lanchas, um dos quais com 25
cavalos, o qual não pode transpor algumas corredeiras.
1875 - A Cia. Fluvial Paulista efetuou viagem experimental
entre Constituição (atual Piracicaba) e o Porto
de Lençóis , às margens do rio Tietê,
com o vapor Ex-plorador, visando estabelecer nova linha de navegação.
1876 - Relatório Ministerial de 1876 - Fim dos
trabalhos de exploração oficial dos rios Tietê
e Piracicaba, pelo Engº Albuquerque Lima, tendo sido constatada
a viabilidade de navegação de Constituição
(atual Piracicaba), até a barra do rio Piracicaba, deste
ponto ao Salto de Avanhandava, de cima do Salto de Urubupungá
a San-tana do Parnahyba (MT) e de Itapura, pelo Paraná,
Invinheima e Brilhante até o Porto das Sete Voltas. A
Colônia Militar de Itapura, com Agência Postal, criada
em 1883, foi desativada em 1889. Por volta de 1885, havia 2 viagens
anuais, pelo rio Tietê, até Piracicaba, superando
as dificuldades de navegação ( mais de 50 corredeiras
e 3 saltos), durando 30 dias a ida e 20 dias a volta (descida
do rio).
Carimbo da colônia militar de Itapura
1877 - A Cia. Fluvial Paulista já tinha estabelecido
linhas regulares de navegação, existindo correio
fluvial regular, segundo Koester.
1882 - 03/02/1882 - Decreto N º 8 865, concedeu
privilégio a João Maxwell Rudge para estabelecer
linha de navegação a vapor no rio Tietê,
desde o município de Mogi das Cruzes até as cachoeiras
de Paranahyba, sem confirmação de ter sido levada
a cabo.
1883 - A Cia. Fluvial Paulista recebeu empréstimo
do tesouro estadual, mas não consegue cumprir o contrato.
1886 - 06/09/1886 - A Cia. Fluvial Paulista cede seu
Contrato e suas embarcações, à Cia. Ituana
de Transportes Fluviais, autorizada a explorar a navegação
desde Remédios (Ponte do Tietê) até o Salto
de Avanhandava , no rio Tietê e no rio Piracicaba, desde
o Canal Torto (fim da linha férrea), provável local
da Agência Postal Escritório da Cia. Fluvial, até
a sua foz, com 5 vapores e 24 lanchas. Porto Ribeiro localizava-se
no município de Jahú, onde se ligava com Botucatu,
por via fluvial, por intermédio do porto de Nossa Senhora
dos Remédios (ou Remédios ou Ponte do Tietê),
tendo esta Agência Postal sido criada em 1881.
1886 - Criação das Agências Postais
de João Alfredo (07/03/1886) e Porto Martins ( 27/03/
1886).
Vistas de Porto Martins, estação fluvial
da Cia. Sorocabana Railway, Sede da Agência Postal, vendo-se
em primeiro plano o vapor "Barão de Sousa Queiroz".
Os demais eram o "Piracicaba", o "Visconde de
Itu" e o "Brunks".
1886 - 11/1886 - D.Pedro II em sua viagem pela Província
de São Paulo, percorre em barco da Cia. Ituana, cerca
de 130 km., pelo rio Tietê e pelo rio Piracicaba, desde
esta cidade até o Porto de Araguá, pouco abaixo
do ponto onde se encontram os dois rios e 50 km. acima de Lençóis.
1887 - A Agência Postal de Porto de Lençóis
foi criada em 07/05/1 887 e suprimida por volta de 1900.
1888 - 07/03/1888 - Supressão de Agência
Postal : Escritório da Cia. Fluvial Data de criação
: segundo Koester, antes de 1885, portanto, da Cia.Paulista.
1888 - 15/07/ 1888 - Abertura do trecho de Porto Martins
a São Manoel. Na mesma época, a Cia. Ituana pleiteia
o serviço de navegação dos rios Piracicaba
e Tietê e adquire a linha férrea do Engenho Central
de Piracicaba com o direito de levá-la até a estação
do Porto de João Alfredo, na margem do rio Piracicaba.
1889 - 23/03/1889 - Lei Provinçal N º 62
autorizando José Maria Diniz e Ricardo Alfredo Medina,
por 30 anos, a estabelecer a navegação do rio Tietê,
desde os arredores de São Paulo até Mogi das Cruzes.
(não chegou a se estabelecer e caducou a concessão
em 04/05/1893 - Decreto N º 173).
Carimbos de Correio Ambulante
(CA TIETÊ, CORREIO AMBULANTE DE TIETÊ
E CORREIO AMBULANTE DO TIETÊ)
Estes carimbos, dos quais ainda não se tem dados seguros,
referem-se, sem dúvida, ao tráfego ambulante na
região, linha esta que não era exclusivamente ferroviária,
existindo trecho fluvial, pois parte do percurso, na época,
era feito por barcos.
1892 - Fusão das Cias. Ituana e Sorocabana,
com revisão dos contratos, com privilégio até
1905. Linhas : no rio Piracicaba, do Porto de João Alfredo
até a sua foz e no rio Tietê do Porto Martins até
o Porto Ribeiro, pertencente à Cia. Ituana, (Porto Martins,
Porto Cerrito, estações fluviais de Dois Córregos
(com Agência Postal, servida por correio fluvial), Araquá,
Barra Bonita, Porto de Lençóis, Porto Ribeiro).
Neste contrato, na sua cláusula 17 , estabelece : A Cia.
União Sorocabana e Ytuana, nas suas estradas de ferro
sob a fiscalização deste Estado, obedecerá
à seguinte regra em matéria de transporte : 1 ª
Gratuitamente : os immigrantes.....funccionários do serviço
telegráphico Federal e do Estado, malas do correio...
Observe-se que estas companhias ferroviárias eram conectadas
a trechos fluviais, no percurso ao longo do rio Tietê e
no contrato original, para o transporte fluvial, havia referencia
ao transporte gratuito de malas postais, bem como no Relatório
Oficial do Secretário da Agricultura ao Presidente da
Província, em 1906.
1891 - O Relatório Postal de 1891, refere-se
ao serviço postal fluvial em São Paulo, citando,
expressamente, as linhas, dentre as quais, a de Porto João
Alfredo a São Manuel, da Cia. Sorocabana, com 185 km.de
extensão.
1892 - O Relatório Postal de 1892, refere-se
ao serviço postal fluvial em São Paulo, citando,
expressamente, as linhas, dentre as quais, a de Porto João
Alfredo a São Manuel, da Cia. Sorocabana, com 185 km.de
extensão.
1893 - Relatório Postal de 1893 - Apresenta
na relação das Linhas Postais de São Paulo,
as linhas de Porto de João Alfredo a Porto Martins, com
144 km. de extensão, a de São Manoel a Lençóis,
com extensão de 39,5 km., a de Porto João Al-fredo
a Piracicaba, todas com viagens diárias, bem como a Agência
de Porto de Guatapará ( 4 ª classe), no município
de Araraquara, também com acesso ferroviário.
Vistas de Porto Martins, estação fluvial
da Cia. Sorocabana Railway, Sede da Agência Postal, vendo-se
em primeiro plano o vapor "Barão de Sousa Queiroz".
Os demais eram o "Piracicaba", o "Visconde de
Itu" e o "Brunks".
1898 - A Cia. Ituana recebe a concessão para
explorar o trecho entre o Porto de Lençóis e o
Salto de Avanhandava.
4 - CONCLUSÃO
A pesquisa comprovou , documentalmente, o que antes apenas
era suposição : o rio Tietê, com os seus
1.120 km., afora os seus afluentes, principalmente o rio Piracicaba,
já na época anterior ao serviço postal organizado,
tinha na sua navegação uma conotação
postal, tendo sido utilizado como linha postal, por cerca de
200 anos, desde a época anterior ao correio organizado
até o final do século 19 e, provavelmente, até
mesmo o início deste século. O serviço fluvial
conhecido, do século XIX, teve as suas agências
conhecidas reanalisadas, com complementação de
dados. Este trabalho propicia uma maior importância e amplitude
às peças filatélicas da região, deste
período, evidenciando uma faceta inédita da importância
desta via fluvial em nossa História Postal e mesmo abrindo
um novo capítulo para a História do Rio Tietê.
A documentação obtida, na sua grande maioria,
provém de fontes primárias, portanto seguras, sendo
muitas inéditas, evidenciando o grande campo de pesquisa
ainda intocado, aguardando para ser pesquisa-do. Os caminhos
estão abertos e balisados, aguardando-se a continuidade
das pesquisas.
5 - BIBLIOGRAFIA
1 - CORREIOS, Relatório Postais (1832 - 1925)
2 - NOBREGA, Mello, História do Rio Tietê, EDUSP,
1981
3 - KOESTER, Reinhold, Carimbologia do Brasil Império,
em Brasil Filatelico (vários números)
4 - ARQUIVO DO ESTADO, SP., Documentos Interessantes - Diversos
Volumes.
5 - TAUNAY, Afonso E. de - História das Bandeiras, Vol.
VII
6 - FREITAS, Afonso de - Corografia do Estado de São Paulo
7 - DONATO, Hernani - Revista do IHGSP - A função
desbravadora do Tietê.
8 - DEBES, Celio - A caminho do Oeste
9 - PINTO, Adolpho Augusto - História da Viação
Pública em São Paulo
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