Quem Somos e Nossa História

O Portal Colecionismo.com.br, foi criado no Brasil em julho de 1997 pelo empresário, advogado e colecionador MARCELO HIDEO MOTOYAMA. Com uma sólida formação e conhecimentos de diversos ramos do colecionismo rapidamente tornou-se a referência nacional e internacional para quem buscava informações do Brasil em tudo o que se poderia imaginar sobre quaisquer tipos de coleções.

O Fundador ávido colecionador a mais de 30 anos, tem uma vasta coleção de Selos ( especialmente Costa Rica ) e Moedas Norte Americanas ( especialmente Dólares de Prata ) além de outros itens colecionáveis como pins olímpicos e de copas do mundo, latas de Coca Cola, Miniaturas de Ferrari, matchbox e hotwells além de casinhas da KLM.


Em 1998 foram inagurados os serviços de classificados abertos o que popularizou o serviço pois era até então o único serviço desse tipo direcionado exclusivamente para colecionadores. Começou-se no final desse ano a segmentar os diversos tipos de coleções de forma a agrupar em universos os mais variados tipos de coleções e serviços para todos os tipos de coleções e serviços que pudessem ser desenvolvidos. Ao lado pode ser visto o primeiro logotipo do site representado por uma imagem de um homem com uma lupa no olho. A Página restrita a filatelia no inicio caminhava para a expansão de suas categorias por exigências dos visitantes.

Em Janeiro de 1999, foi registrado definitivamente o domínio colecionismo.com.br e o logotipo inicial foi modificado, passando novamente a servir de referência na Internet e referencial para a busca de informações de todos os colecionadores. Á época o serviço de classificados já representava 80% do volume de negociações do site, denotando o grande interesse pela compra, venda e troca de itens colecionáveis devido a falta de mecanismos para tanto. Nos Estados Unidos estourou o fenômeno eBay impulsionado pela compra e venda de itens colecionáveis. Em setembro de 1999 com o YAHOO-LEILÕES recém inaugurado, adquiriu a exclusividade publicitária sobre ao banners divulgados dentro dos classificados do colecionismo. Essa parceria durou até setembro de 2000.


Em Janeiro de 2000 o recém inaugurado IBAZAR.COM.BR contratou os serviços da empresa através da consultoria de nosso Fundador para estruturar a categoria de itens colecionáveis do site de leilões e formular acordos publicitários com clubes, veículos e demais empresas de colecionismo. O Trabalho foi concluído em Maio de 2000. Em Julho de 2000 a empresa novamente foi contratada através do fundador pelo MERCADOLIVRE.COM, para prestar consultoria para reentruturar a categoria de coleções e assessorar a equipe de marketing a fechar acordos segmentados dentro da comunidade visando aumentar a base de colecionadores e fidelizar os colecionadores, inclusive sugerindo mudanças em sua plataforma. O Trabalho, que incluiu a exclusividade sobre a publicidade relativa à leilões virtuais dentro do Portal colecionismo.com.br, encerrou em agosto de 2001.

Em Janeiro de 2001 a empresa foi contrada pela Emporio Editorial Ltda., para desenvolver o projeto de criação da Revista Colecione. Projeto editorial que foi apresentado ao mercado em Março de 2001 e Lançado Oficialmente nas Bancas em abril de 2001. Foram editados 6 exemplares até Novembro de 2001 quando venceu o contrato com a editora e a revista foi descontinuada, sendo que todos os direitos editoriais e revistas de encalhe permaneceram sob a propriedade do Portal. Foram impressas mais de 180.000 mil revistas, tendo sido comercializadas mais de 60.000 exemplares no período.
Após o encerramento do contrato com o MERCADOLIVRE.COM, no tempo recorde de apenas 2 meses nossa equipe desenvolveu mais um serviço, o de leilões virtuais com plataforma 100% nacional e em programa desenvolvido em código aberto (GNU), onde aplicamos toda a nossa expertize no desenvolvimento de serviços, classificação de categorias e trabalho junto à comunidade de colecionismo. O serviço que já se popularizou ocupa atualmente o 3º lugar no mercado Brasileiro de Leilões virtuais de considerarmos somente a categoria de itens colecionáveis em APENAS 1 ANO com mais de 10.000 itens em oferta, enquanto que os dois primeiros, coincidentemente as empresas que foram assessoradas pelo colecionismo.com.br ocupam por enquanto as primeiras colocações com 3 anos de mercado sendo que duas delas se fundiram em uma só. Em março de 2003 houve a separação do serviço de leilões que ganhou domínio próprio como www.lancevirtual.com.br, o serviço foi descontinuado em 2005 quando da suspensão das atividades do portal.

Em janeiro de 2002. após nova reformulação visual o site foi totalmente integrado por novas páginas e caracteristicas que o tornaram mais leve e fácil de navegar, sendo adotado um novo logotipo e uma nova identidade visual mais padronizada para todas as páginas e serviços. Em abril de 2002 a empresa não suportava mais a utilização de serviços de hospedagem de terceiros dado ao grande volume de trafego que era gerado e em maio de 2002 foi instalado em Data Center no Brasil em regime de co-location um servidor dedicado para dar suporte aos serviços oferecidos pelo colecionismo e suas empresas parceiras e anunciantes o que tem possibilitado um crescimento linear mês a mês no volume de transações, visitas e acessos ao site. Foi implantado também o programa de associados onde os visitantes mais assiduos filiam-se ao site pagando uma anuidade e tem acesso a vantagens e serviços exclusivos o que tem sido um novo marco na empresa dada a aceitação que a nova plataforma tem causado sobre os colecionadores e seus hábitos.

No final do ano de 2005, a plataforma escolhida em PHPNUKE não se mostrou útil e o site enctrou em declínio. Devido as atividades profissionais do editor o site ficou congelado por praticamente 3 anos, voltando agora em Junho de 2009 na sua forma anterior. Muito importante firsar que durante esta ausência NENHUM SITE SIMILAR SURGIU NO MERCADO. Todavia o número de colecionadores conectados no príodo foi multiplicado por 5. Desta feita, com a sede da empresa instalada em sede própria com mais de 450 metros, que inclui ainda um auditório com capacidade para 60 pessoas e com aporte de capital feito por seu fundador e editor, capaz de reativar todos os serviços e cumprir a finalidade inicial de internacionalização de todos os serviços do site, não haverá mais interrupções. Esta estória ainda vai continuar.

Versão 3.0 - 21 de junho de 2009

COMO ANUNCIAR - ESTATISTICAS - QUEM SOMOS - ASSOCIE-SE - NÓS NA MIDIA - PRÊMIOS - PRIVACIDADE - FALE CONOSCO