Autor: Franco Romanini

A GUERRA DO PACÍFICO (1879 - 1883) E SEUS CIGARROS RARÍSSIMOS


O motivo que originou essa guerra foi causado basicamente por conflitos fronteiriços e econômicos. Com a independência das ex-colônias espanholas, Chile (1818) e Peru (1821), a região entre o litoral e a cordilheira do Andes foi dividida sem problemas entre esses dois países. Com a independência tardia da Bolívia (1865), ela se viu isolada e sem acesso ao litoral. A Bolívia, então, invadiu a região chilena de Antofagasta, sem sofrer reação alguma por parte do Chile.
Com a descoberta de jazidas de ouro, prata, cobre e principalmente de salitre (1865 - 1915) no território invadido pela Bolívia, o Chile começou a reivindicar essa região. Com a parceria do capital inglês, as companhias chilenas eram as mais fortes e já operavam fortemente tanto na região invadida pela Bolívia de Antofagasta, quanto na região peruana de Tarapacá. Como o Chile já dominava economicamente a região e teria tido seu território "roubado" pela Bolívia, o Chile declara guerra à Bolívia e pede a neutralidade do Peru. O Peru, no entanto, tenta argumentar a favor da Bolívia e o Chile declara guerra ao Peru também.
Em 1879 tem início a guerra do Pacífico. A Bolívia é imediatamente rendida em 1879 e o Chile recupera seu território de Antofagasta. Em 1880 os Chilenos conquistam as regiões peruanas de Tarapacá, Arica e Tacna. Em 1881 chegam a Lima (Capital do Peru) e lá permanecem até 1883 esperando pela assinatura da rendição incondicional peruana.
Veja as mudanças fronteiriças ocorridas nos mapas do Chile, Peru e Bolívia antes e depois da Guerra no mapa ao lado.

 

1. TERRITÓRIO DE TACNA E ARICA

 

(Existiram alguns poucos cigarros feito neste período e nesta região. Veja na foto 2 embalagens da marca "La Africana").

Até antes da guerra, ambas as regiões pertenciam ao Peru. Com a derrota peruana, ficou estabelecido que por 10 anos (1883 - 1893) o Chile tomaria conta dessas 2 regiões e que logo após esse período seria feito um plebiscito local, para se saber quem ficaria com as regiões em definitivo. Até 1929 não foi promovido nenhum tipo de plebiscito e ambas as regiões ainda pertenciam ao Chile. No mesmo ano de 1929, ficou estabelecido que o território de Tacna voltaria a ser peruano e o de Arica seria incorporado de vez pelo Chile, se tornando parte do território chileno de Tarapacá até hoje.

 

2. TERRITÓRIO DE TARAPACÁ

 

(Existiram embalagens desta região, todas anteriores a 1879!!! São raríssimas!!! Talvez, uma das mais raras do mundo. Trazem a identificação "Iquique - Peru". Veja as fotos de 2 embalagens e reparem no nome de uma delas "El Negro Bueno").

Até 1879 esse território pertencia ao Peru. Com o término da Guerra do Pacífico e com a rendição incondicional peruana em 1883, ficou estabelecido que esse território passaria a ser definitivamente chileno.

 

 

 

3. TERRITÓRIO DE ANTOFAGASTA

(Se conhece apenas 1 marca desse período e dessa região, mas encontra-se muito deteriorada!!!)

Até 1879 esse território pertencia à Bolívia. Com o término da Guerra do Pacífico em 1883, ele foi tomado pelo Chile. A rendição boliviana entretanto, só foi assinada em 1904 e daí em diante, esse território passou a pertencer oficialmente ao Chile.

Voltar

Atenção !!! Dica Esperta...
 
 Leilões de Embalagens de Cigarro: Clique aqui para ver o material à venda neste momento em nossos leilões

COMO ANUNCIAR - AUDIÊNCIA/ESTATISTICAS - COMO SE ASSOCIAR - NÓS NA MIDIA - NOSSOS PRÊMIOS - PRIVACIDADE