CURRICULUM

MEU NOME É FRANCO DE PRADO ROMANINI, TENHO 23 ANOS (11/1975) E SOU GRADUADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PUC/SP. COLECIONO EMBALAGENS DE CIGARROS VAZIAS DESDE 1987 E CURIOSAMENTE NÃO FUMO.

http://members.tripod.com/CigarettePacksPage

Rua Deodoro Reis, 167 - Vila Santana
CEP 18095-200
- Sorocaba - SP 
FONE: (015) 231 4971

Artigos Publicados na Página dos Colecionadores:

Outras Coleções - Embalagens de Cigarros:
A Guerra do Pacífico(1879 - 1883) e seus cigarros raríssimos - 01.03.1999
O Cigarro nos Delata
- 18.06.1999


HOJE POSSUO 25.052 EMBALAGENS DIFERENTES PROVENIENTES DE MAIS DE 200 LUGARES. SOU MEMBRO DA "A.C.E.C.A.BR"- ASSOCIAÇÃO DOS COLECIONADORES DE EMBALAGENS DE CIGARROS E AFINS DO BRASIL, DA "CPCA" - ASSOCIAÇÃO DE COLECIONADORES DE MARCAS DE CIGARROS DOS EUA E DO "CPCC" - ASSOCIAÇÃO DE COLECIONADORES DE CIGARROS DA INGLATERRA.

MINHA COLEÇÃO
 

Meu interesse pela embalagens de cigarros teve início em 1987 quando eu tinha 12 anos. No princípio eu apenas juntava algumas poucas embalagens, assim como outros tantos garotos da minha idade. Ninguém levava a sério, porém, para nós era mais uma, dentre muitas bricadeiras.

Todos juntavam por um curto período de tempo e depois se desfaziam das embalagens. Foi aí então que eu iniciei o que podemos chamar de coleção. Nessa Época, comprei e ganhei um grande número de coleções, a maioria delas, pequenas coleções, além de começar a conhecer outros colecionadores pequenos como eu e com o passar do tempo fui conhecendo outros, gigantes se comparados a mim naquela época.

Nas trocas que fazia, encontrava no verso de algumas embalagens alguns carimbos de diversos colecionadores e outras cidades e países, com os quais troquei muitas marcas e obtive muitas informações sobre cigarros, coleções, geografia, história, idiomas, enfim, um novo horizonte se abriu para mim, até então desconhecido.

Devido também à minha coleção (não exclusivamente por ela), viajei por mais de 30 países (Somente no continente Americano), fiz muitas amizades, conheci muita gente, culturas diferentes e me tornei um expert em correios (tarifas, serviços, prazos) de tanto me utilizar de seus serviços.

Muitos leigos pensam que uma coleção é apenas um amontoado de coisas velhas, mas para mim e para 100% dos verdadeiros colecionadores, com certeza, é muito mais do que isso, a cada dia que passa você aprende mais, conhece coisas novas e sempre está em busca de novos materiais. Por mais que se consigam quantidades, sempre estará faltando algum ítem. Nenhuma coleção é completa e por isso o ato de colecionar é instigante e estimulante.

Eu coleciono embalagens de cigarros vazias, abertas e inteiras de todas as partes do mundo, Prefiro as marcas em maços, porém recentemente comecei a colecionar as caixinhas também. Hoje Possuo 25.052 embalagens diferentes, ocupando o 3º lugar no Brasil neste tipo de coleção, segundo do Ranking de fevereiro de 1999 da Associação dos Colecionadores de Embalagens de Cigarros e afins do Brasil - ACECA - BR. As embalagens são provenientes de mais de 200 localidades (Países, colônias, Possessões. etc...), Muitos dos quais já nem mais existem. Orgulho-me de ter, talvez a maior coleção do mundo de embalagens inteiras do século passado, com quase 500 exemplares.

Enfim, não coleciono apenas embalagens de cigarros, coleciono história, coleciono cultura, coleciono o passado escrito de um modo diferente e com um formato diferente. Garanto que aprender assim, no mínimo, é mais interessante, você não acha?

UTILIZE O COMANDO VOLTAR DO SEU BROWSER