Autor: Marcelo Hideo Motoyama

O Radioamadorismo e a Cartofilia

Existem muitas formas de se adquirir cartões postais para coleção, este editor nunca se considerou com verdadeiro colecionador de postais, mas ao enfrentar o desafio de montar uma coleção para ser exposta no 1º Encontro Nacional de Multi-Colecionismo, pude reviver e relembrar com muita saudade de meus bons tempos de Radio-amador. Efetuar contatos com pessoas de todas as partes do mundo, indepedentemente da cor, religião, idade, posição social ou profissão sempre foi para mim o máximo. Porém havia outro sentimento que acompanhava cada contato, era o de esperar ansiosamente o Cartão de confirmação de contato que seria recebido tempos depois e no fundo cada contato confirmado incluia em minha coleção um novo troféu. Assim foi se criando uma coleção de postais recebidos de radioamadores com mais de 8.000 cartões. Nem sempre o cartão enviando pelo Radioamador é na verdade um postal, mas uma grande parte são postais adaptados para funcionar como cartões de radioamador, com todos os que ilustram esta matéria.(acima um postal japonês)

A maioria dos cartões para o radioamador possuem outra finalidade além da simples confirmação de um contato. Os cartões, via de regra, são utilizados com prova de contatos para quisição de diplomas e ranqueamento dos radioamadores em clubes e associações, de acordo com as cidades e/ou países que estes possuam confirmado.

Assim, percebe-se que os cartões, além da beleza estética que o cercam tem também uma caracteristica própria, inerente ao radioamadorismo, que é o de situar um determinado contato em um lugar no tempo, assim, determina-se o dia, mês, ano e hora em que se estabeleceu o contato, O cartão traz todas estas informações e por isso tem um valor muito maior se tivesse sido simplesmente comprado.(ao lado um postal de Olinda - PE)

Talvez a dioferença básica esteja justamente aí. Enquanto a grande maioria dos colecionadores de postais escolhe antecipadamente o cartão que deseja comprar ou trocar, ao radioamador é dado o fator surpresa, o cartão não é um simples objeto, cada cartão pode conter uma história ligada à façanha para adquirí-lo, o tempo que se demorou para se conseguir aquele contato ou simplesmente pela raridade do país contactado. Isto vale tanto para países pouco populosos ou para cidades de nosso país menos populosas.(abixo um Cartão que ilustra o deserto da Mauritânia).

Assim, com o passar do tempo o radioamador, vai somando a alegria de seus contatos, a beleza da cartofilia, descobrindo belezas que talvêz nunca veja pessoalmente, mas com a diferença de que efetivamente manteve o contato com outra pessoa daquele lugar que conseguiu estabelecer o contato. Não há nenhum demérito em se adquirir cartões postais através de compras ou trocas, mas convenhamos, ganhar um presente é sempre melhor que comprá-lo. Talvez por isso muitos Radioamadores tornem-se colecionadores e é chegada a hora dos cartofilistas tornarem-se radioamadores. A cada dia que se passa descobrimos que sempre haverá algo de novo que que possamos melhorar os nossos conhecimentos. E por falar em novo falemos um pouco da internet.

 

O Radioamadorismo experimentou verdadeiro declínio nos últimos anos e talvêz nos últimos dois anos o maior deles, frente a concorrência com a internet. Um simples programa sozinho, já arrebatou mais de 20 milhoes de usuários, chama-se ele ICQ.

Através do ICQ, é possivel estabelecer contatos on line, localizando e sendo achado na internet a qualquer momento, conversando com recursos de multimídia ou simplesmente pelo teclado. Equipara-se o microfone do micro ao microfone do rádio e o teclado aos belíissimos sons emitidos pelo codigo morse que também são transmitidos por teclado(RTTY). Verificou-se que muitos radioamadores imediatamente aderiram ao ICQ, pois ele se aproxima e muito do radioamadorismo. Basta para isso, que as pessoas adquiram o hábito de confirmarem seus contatos remetendo cartões postais para as pessoas com quem estabelecem contatos. Adquirí este hábito e já venho recebendo cartões postais de outros colegas internautas confirmando meus contatos via ICQ. que tal você começar a fazer isso também???(Abaixo belissimo cartão retratando o Klemin da ex-URSS)

O verdadeiro cartofilista não vê o postal como um simples retâmgulo de papel contendo uma bela foto. Para ele, manusear os postais é revisitar lugares conhecidos, desvendar locais desconhecidos, travar conhecimento com povos e países, pesquisar usos e costumes. Um encontro marcado com a história, geografia, arquitetura, sociologia e antropologia.

Voltar

Procure produtos em nossos leilões Busca Avançada - Ver Tudo

COMO ANUNCIAR - ESTATISTICAS - ASSOCIE-SE - NÓS NA MIDIA - NOSSOS PRÊMIOS - PRIVACIDADE - FALE CONOSCO