Autor: Marcelo Hideo Motoyama

Panorama Internacional
POLÔNIA

 
Estatuto: República

Área: 312.685 Km²

População: 38.180.000(1995)

Crescimento Demográfico: 0,8%

Capital: Varsóvia

Lingua: Polonês

Religião: 90% de catolicismo

Moeda: Zloti

 HISTÓRIA DO PAÍS

País ao leste europeu, com litoral no mar "baltico", que limita-se com a alemanha a oeste; Russia. Lituânia, Belarus e Ucrânia a leste; e eslováquia e Republica Tcheca ao sul. A Polônia tornou-se um reino independente no século 9º e foi cristianizada sob o reinado de Mieszko I (962-92). Abrangendo parte da plânicie Européia do Norte, a plana e bem-drenada paisagem se eleva suavemente em direção aos contrafortes de cárpatos, no extremo sul. O Clima é continental, com longos e severos invernos. A Polônia é quase auto-suficiente em termos de cereais, beterraba e batata.Existem grandes reservas de carvão, cobre, enxofre e gás natural. As industrias mais importantes são de construção naval, ao norte, e metalurgica e química, nos principais centros de mineração do País, ao sul. A repíblica foi instituida em 1918, após a primeira Guerra Mundial.

CARTÕES MAGNÉTICOS

Em 1990, iniciaram-se os testes de cartões Telefônicos na Polônia atravésda empresa Landis&Gyr. O sistema que se tentou implantar foi o óptico e que não vingou no País, ainda em 1990, implantou-se os testes com o sistema magnético da empresa Alcatel Bell, os testes duraram até 1991 e foram produzidos no período 42 cartões com diversas estampas e tiragens. O sistema também foi descartado e ainda em 1991 iniciaram-se os testes com o sistema magnético da GPT - Inglês, que também não foram bem aceitas a somente 3 exemplares diferentes foram emitidos.


Exemplar Landis&Gyr


Exemplar Alcatel Bell


Exemplar GPT

Em 1991, após terminada a fase de testes optou-se pela implantação no País do sitema magnético, mas diferentemente dos testes, a empresa escolhida foi a Urmet - Italiana. Nota-se no entanto que durante o ano de 1991 e um pequeno período de 1992 o responsavel pela emissão dos Cartões telefônicos era a empresa de Correios e Telegrafos da Polônia, até a fundação de Cia Telefônica Polonesa no início do ano de 1992.

Vejam ao lado a estampa do primeiro cartão definitivo emitido na Polônia e o verso que trazia estampado o simbolo dos correios poloneses.

 

 

As emissões na Polônia foram crescendo gradativamente, conforme pode ser verificado na tabela abaixo:

Ano

Estampas

Ano

Estampas

Ano

Estampas

Ano

Estampas

Ano

Estampas

Ano

Estampas

Ano

Estampas

91

14

92

6

93

3

94

15

95

51

96

142

97

187

Até meados de 1995, o cartão telefônico de m;idia foi pouco explorado ficando adstrito a belíssimas imagens de igrejas, monumentos e outras paisagens Poloneas, como nos exemplos exemplares que vemos a seguir ao lado. Esta séria, muito grande retrata todas as cidades da Polônia, em primeiro plano detalhe da cidade de Wroclaw e ao lado da cidade de Zamosc-ratusz, ainda estão sendo emitidos cartões com novas cidades desta série. muito bonita e que descreve com perfeição todas as belezas da Polônia.

 

O ano de 1996, foi marcado pela explosão da mídia nos cartões telefônicos Poloneses, onde nota-se que 50% dos Cts., daquele País passaram a circu;ar com imagens comerciais. Todos com grandes tiragens, sempre em média com mais de 100.000 exemplares de cada estampa. Vejam abixo uma das séries emitidas no ano de 1996.

Não é necessário dizer de qual empresa estamos falando, as imagens que nunca mudam , são claras e objetivas.

Os cartões telefônicos poloneses são muito bonitos, tem o acabamento plastificado no anverso, o que valorizam mais a sua imagem, que fica longe da mesmisse dos cartões Italianos. Vale lembrar para que que não conhecem o sistema da URMEt, que quando o cartão está no estado de usado você tem o chanfro do cartão quebrado.

OUTROS TESTES

Durante a pacífica e consolidade liderança da URMET na emissao de cartões no Polônia, outras tentativas de instação de outros sistemas ocorreram, uma delas foi a da empresa Centertel que foi exercida nos anos de 1995 e 1996. Foram 11 cartões do sistema de CHIP e também não vingaram, tendo o sistema não sido implantado no País.

Em 1996, por ocasião do Simpósio de Telecomunicações KST '96, que ocorreu no período de 11.09 à 13.09.96, foi dado início a mais uma tentativa de implantação do sitema de cartões Telefônicos de CHIP em 10 cidades da Polônia, cada Cidade foi testada por uma Cia Telefônica que emitiu cartões para serem utilizados naquelas localidades por um período determinado de tempo. O sistema após os testes também não foram utilizados. Veja abaixo a frente e verso dos cartões, com a descrição da Empresa e a cidade onde o teste foi realizado:

GPT(Inglaterra) - Poznan


Siemens - Varsóvia - Wschod

 

Ascom Monetel(França) - Kielce


Premium Trust(Polônia) - Wroclaw


Schlumberger(França) - Lodz


TeleFônica-Urmet(Polônia) - Varsóvia-Poludnie


Hellascom(grécia) - Kracovia


Tadiran(Israel) - Gdynia


Lucent Tecnologies(Usa) - Zamosc


Lucent Tecnologies(Usa) - Bydgoszcz

CATÁLOGO

Atualmente são dois os exemplares de catalogos de cartões telefônicos emitidos na Polônia, todos de emissão particular, sendo um à cores e mais completo, incluindo cotações, inclusive dos cartões de testes e provisórios e outro em preto e Branco, simplificado, sem cotações, somente com os cartões definivos (URMET).

Os catálogos da Polônia são facilmente conseguidos com correspondentes daquele país. Este editor efetuou a troca via Internet, na proporção de 1 catalogo brasileiro(Vieira) pelos dois exemplares daquele País. Abaixo a reprodução dos mesmos sendo o da esquerda o completo e o da direita o simplificado, abaixo deles os respectivos endereços de correspondência para a aquisição.


Handlowo-Uslugowa
Ulica Buczka 2
43-300 - Bielsko-Biala
Polska


Wydawnictwo Nefryt
Ul. H. Wronskiego 17
71-302 - Szczecin
Polska

Volta ao Índice

Procure aqui por produtos em nossos leilões Busca Avançada

COMO ANUNCIAR - ESTATISTICAS - ASSOCIE-SE - NÓS NA MIDIA - NOSSOS PRÊMIOS - PRIVACIDADE - FALE CONOSCO