Matéria sobre coleções, com entrevista de nosso editor e citação de nossa página publicada no
suplemento estadinho do Jornal O Estado de São Paulo de 18.11.2000. Textos, fotos e créditos
reproduzidos na íntegra. No rodapé o link direto para o Jornal.

Sábado, 18 de novembro de 2000

Colecionar é um grande barato

Estima-se que existam mais de 1 milhão de colecionadores no Brasil. Mais do que juntar coisas, estas pessoas pesquisam e aprendem muito com o hobby: acabam estudando geografia, história e curiosidades sobre diferentes culturas

Valéria Gonçalves/AE

Gabriel adora pesquisar sobre os dinossauros que ganha

RITA SANTOS

Oficialmente, não se sabe quem ou quando começou essa mania, mas, segundo Marcelo Hideo Motoyama, colecionador e criador do primeiro site sobre o assunto no Brasil - www.colecionismo.com.br -, pode-se afirmar que as moedas foram os primeiros objetos colecionáveis. Já a filatelia (coleção de selos) é a mais organizada mundialmente. "Colecionar é descobrir coisas novas, adquirir cultura, criar senso de organização e cumprir metas", afirma. Para Motoyama, a quantidade de objetos não é o mais importante. Deve-se levar em conta os conhecimentos adquiridos com o hobby, que exige pesquisa e dedicação.


Curiosidades


Helvio Romero/AE

Gabriela conta com a família para
aumentar sua coleção

Dicas para começar

1- Escolha um tema: algo que você goste ou tenha curiosidade em conhecer.
2 - Separe um lugar para guardar os objetos, como um armário ou caixa com divisória: o importante é pensar na conservação.
3 - Comente com as pessoas sobre sua coleção porque isso ajuda na hora de trocar ou adquirir peças novas.
4 - Se possível, sempre que comprar um objeto novo, tenha um adicional para que você crie um acervo de troca.
5- Pesquise e estude muito o tema escolhido.
6 - Peças classificadas ficam mais organizadas.

Caça ao tesouro

Helvio Romero/AE

Alexandro tem espécies do México e Equador

Alexandro Elias Viriato, de 14 anos, tem 125 tartarugas, jabutis e cágados - animais devidamente registrados no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). "Infelizmente elas não ficam todas comigo, por causa do espaço", explica. Estão espalhadas pelas casas de seu avô e de uma prima, além de ocuparem algum espaço de seu antigo colégio", conta. A coleção é uma história familiar, iniciada com seu tataravô, que trazia tartarugas da região do Rio Araguaia, em Goiás. Com a coleção, Alexandro conquistou o primeiro lugar em um projeto de pesquisa no Colégio Albert Sabin e muito conhecimento sobre esses animais. "Há uma espécie de tartaruga, da Malásia, que não nasce de ovos, mas de dentro de uma película transparente e com o corpo já todo formado", conta. Para quem tem filhotes de tartaruga, Alexandro dá uma dica: casca de ovo moída e sardinha ajudam a fortalecer o casco, pois contêm cálcio.

Conhecer, experimentar e colecionar chás é a paixão de Gabriela M. Tachinardi da Silva, de 11 anos. "Sempre gostei de tomar chá antes de dormir. Comecei, no ano passado, a me interessar pelo assunto e hoje tenho mais de 70 tipos de chás, alguns do Japão, da Dinamarca, da Inglaterra e dos Estados Unidos." Assídua pesquisadora, Gabriela busca na internet informações sobre cada chá que consegue. "Colecionar significa aprender coisas novas."

Gabriel Batini Zapparoli, de 8 anos, começou a interessar-se por dinossauros aos 3 anos, quando ganhou da tia uma coleção de montar. Hoje, Gabriel tem 89 bonecos e 100 revistas sobre o assunto. Pergunte o que quiser sobre qualquer uma das espécies que a resposta vem rapidinho: nome, tamanho, época em que viveu, o que comia... "O herbívoro Ultrasaurus tinha 30 metros de altura e era um dos maiores da espécie, mas também existiram alguns tipos que cabiam na palma da mão", conta. Quando crescer, Gabriel já sabe a profissão que vai seguir: " Vou ser paleontólogo, um cientista que estuda os dinossauros." (R.S)

Copyright © 2000 O Estado de S. Paulo. Todos os direitos reservados

Link Original: http://www.estado.com.br/suplementos/esta/2000/11/18/esta016.html

Voltar ao índice de matérias

Voltar à Home

© 1997-2000