Autor: José Arnaldo de Almeida Lopes.

Tamanho é Documento?

Uma dúvida que surge em todo colecionador iniciante de miniaturas é o que colecionar, e quais as escalas mais recomendadas. Mas afinal como isso funciona ?

As miniaturas de automóveis são reproduzidas nas mais diversas escalas. Cabe ao colecionador escolher qual (ou quais) delas mais agrada, ou se terá espaço físico para a expansão da coleção. É muito comum encontrar no mercado modelos em escala 1/43, 1/24 e 1/18, mas há outras escalas como 1/12 e 1/10 e as chamadas “HO” (cerca de 1/87) que são as escalas usadas por modelos como os Matchbox, Hotweels e os ótimos Herpa e Vikings, ambas alemãs. São usadas também no Ferreomodelismo, nas belas miniaturas de trens.

Ao lado Uma Casa na Escala de 1/87


Abaixo mais dois exemplos de escala de 1/87

Mas afinal o que é essa tal de “escala” ?

Escala é a medida que representa quantas vezes a miniatura é menor que o real. Assim, um modelo em 1/18 é dezoito vezes menor que o original. O primeiro número será sempre o 1 e representa o modelo real. O seguinte seria o “divisor”, que
representa o número de vezes que o modelo é menor que o original. Assim, quanto maior o divisor, menor será a miniatura.

Há no mercado modelos “gigantes” em escala 1/5 ou 1/8 até os minúsculos 1/114 e até menores ainda. Para se ter uma idéia um Volkswagen Golf geração IV (idêntico ao fabricado aqui no Brasil) se reproduzido em escala 1/8, teria 52 centímetros
de comprimento. Na escala 1/144 teria mínimos 3,6 centímetros.

Ela pode influenciar no preço da miniatura ?

A escala não e um fator decisivo no preço nem na qualidade dos modelos. Um pequeno modelo em 1/87, pode ter um belo interior, sulcos nos pneus e até os limpadores de pára-brisa reproduzidos com sucesso, graças as modernas técnicas empregados na construção das atuais miniaturas.

E o que encontrar em cada uma das escalas?

 

Entre todas a escala mais aceita pelos grandes colecionadores é a 1/43, graças ao seu pequeno porte, a qualidade e variedade de modelos a disposição nessa escala. E é em 1/43 que se encontram modelos inexistentes em outras escalas, mas é preciso ter paciência, dinheiro e um pouco de conhecimento para encontrar boas miniaturas em 1/43, já que não são oferecidas em grande quantidade no mercado como 1/24 e 1/18.

Ao lado uma BMW 502 na escala de 1/43



Na escala 1/24 e 1/25 é possível encontrar desde kits para montar até os chamados “mint” que são os modelos perfeitos em todos os seus detalhes como bancos em couro, e fiação completa do motor. Nessa escala pode-se encontrar ainda modelos de ferro de média qualidade, mas que podem fazer parte de qualquer coleção.

 

Ao Lado uma Kombi na Escala de 1/24

Em 1/18 é possível encontrar uma boa relação custo-beneficio. O mercado de miniaturas nessa escala é muito amplo e bem aceito por colecionadores avançados e iniciantes. Entre as marcas populares é a escala onde se encontra as miniaturas com melhores detalhes como motores, suspensão e interior que ficam mais visíveis graças ao tamanho maior que os 1/43 e 1/24.E quanto maior a miniatura melhor (teoricamente) serão seus detalhes.


Modelo na Escala 1/18

Há ainda outras escalas como a 1/32, popular na década de 60 e 70 graças aos “autorama” e hoje em decadência. E a 1/20 comum entre o Kits de Fórmula 1 e miniaturas em ferro da Japonesa Tamiya e da Espanhola Guiloy é uma escala hoje em ascensão. E o que fazer com essa variedade de escalas ?

A decisão da melhor escala fica mesmo com o colecionador, que pode se especializar em uma escala ou comprar todas que te agrade. Varia conforme sua disponibilidade de espaço, dinheiro e motivação pessoal do colecionador.

Por fim vale ressaltar, que o gosto do colecionador não se discute, mesmo porque ele pode se especializar em uma só marca, como a Porsche, Ferrari ou BMW por exemplo e lhe agrade adquirir todos os modelos existentes desta marca, independentemente da escala da miniatura. Afinal, escala é só a medida que representa quantas vezes a miniatura é menor que o real...

VOLTAR
COMO ANUNCIAR - AUDIÊNCIA/ESTATISTICAS - COMO SE ASSOCIAR - NÓS NA MIDIA - NOSSOS PRÊMIOS - PRIVACIDADE