PORQUE COLECIONAR
???
Milhões de pessoas colecionam os
mais diversos objetos em todo o mundo. O que as leva a isto?
Numa primeira análise, o Colecionismo poderia ser considerado
apenas como uma forma de entretenimento, um simples " hobby
". Mas em uma análise mais profunda, logo demonstra
tratar-se de uma atividade mais importante: o colecionismo, além
da idéia básica de entretenimento cultural, é
uma arte e uma ciência.
A história relata, em diversas etapas do desenvolvimento
humano, uma série de pessoas, em diferentes locais, preocupadas
em guardar, armazenar objetos, de modo a preservá-los.
Se isto não tivesse ocorrido, não teríamos,
hoje, o conhecimento que temos de nosso passado.
Apesar dos inegáveis atrativos
que os modernos meios de entretenimento proporcionam às
pessoas e, lembrando-se de um passado ainda recente, (no qual
não tínhamos estas maravilhas eletrônicas
que hoje existem...), não se pode deixar de constatar
o irresistível charme e o fascínio que o Colecionismo
exerce sobre as pessoas. A grande maioria delas já passou
por uma experiência colecionista, por mais breve que tenha
sido, e quase todos, mesmo não tendo prosseguido, tem
uma palavra de atenção, de reconhecimento, de saudade
e mesmo de admiração pelo que fez algum dia.
Portanto, faz-se necessário
incrementar a divulgação do Colecionismo, de forma
urgente e com a competência que a questão requer.
Para isto, é necessário um trabalho sério
e permanente de marketing, realizado por especialistas, contando
com a colaboração de educadores e assessorados
por pessoas das diversas áreas, com experiência
em educação em geral ou em cursos de cada modalidade
de Colecionismo, os quais, embora raros, existem e devem ser
convocados para esta tarefa. O site Colecionismo.com.br vem tendo esta preocupação há
algum tempo, com seu programa de promoção global
do Colecionismo. Em nosso país, as Federações,
Clubes, grupos, etc., tem procurado, dentro de suas limitações
econômicas, a difusão do Colecionismo em todas as
idades, em particular no âmbito da juventude.
O COLECIONISMO
E A EDUCAÇÃO
Inicialmente é necessário que se esclareçam
alguns tabus, ainda difundidos no Brasil, que atribuem conotação
pejorativa ao Colecionismo, seja ele de qualquer natureza: ele
é uma atividade salutar e recomendada, bem como pode ser
praticada por qualquer idade, não sendo uma mera atividade
recreativa infantil ou um passatempo para a terceira idade. Segundo
psiquiatras, colecionar é uma atividade absolutamente
normal. Todos as pessoas colecionam algo, mesmo que não
percebam. Podem ser caixas de fósforo, chaveiros, sapatos,
etc. Inadvertidamente ou não, sempre colecionam alguma
coisa. Felizmente, é algo absolutamente normal. Podem
ficar tranqüilos, pois anormais são aqueles que não
se interessam por nenhuma outra atividade, além de sua
atividade cotidiana, às vezes nem mesmo por ela...
Para se ter uma idéia da importância do colecionismo,
diversos países introduziram uma das formas de colecionismo,
a Filatelia, em seus curriculuns escolares, considerando-se a
sua importância didática, histórica e cultural.
A Filatelia, particularmente a Filatelia Temática, promove
e supera metas pedagógicas, ao se basear numa idéia
central, diretriz, que se desenvolve através dos selos
postais.
Praticamente em todas as matérias,
a Filatelia pode ser um importante auxiliar pedagógico,
em particular pode-se citar a História, a Geografia e
as Artes, nas quais se sobressai imediatamente a correlação
com a Filatelia. Basicamente, trata-se de ilustrar o tema com
imagens. Ao manipular os selos, a criança vê e revê,
diversas vezes, a mesma imagem ao fixar o selo no álbum,
verificá-lo no catálogo, etc. Com isto, além
da memorização da imagem representada, tem a sua
atenção despertada para a importância do
fato que veio a merecer a emissão de um selo e, imediatamente,
se bem orientada, pode fazer a sua correlação com
os fatos ligados ao tema que está ilustrando.
De uma maneira atrativa e agradável,
o educador consegue, através da prática da Filatelia,
particularmente a fascinante Filatelia Temática, desenvolver
fundamentalmente no indivíduo dois princípios básicos:
o formativo, ao exigir o desenvolvimento de aptidões e
das capacidades da pessoa e o informativo ao proporcionar a aquisição
de conhecimentos especializados relacionados com o tema escolhido.
Os benefícios didáticos, educacionais e culturais
advindos desta prática são evidentes e é
inegável a sua atuação como reforço
ao Curriculum escolar.
O colecionismo é uma importante
fonte de estudos e pesquisas, pois os objetos colecionados refletem
as imagens dos diversos tipos dos mesmos, de acordo com suas
particularidades e características, neles estando retratados
os seus aspectos culturais e até mesmo pode-se ter a história
de uma nação contada, por exemplo, pelos seus selos
postais ou por suas moedas.
A adoção de um
plano para uma coleção, de uma estruturação
da mesma, implica em raciocinar, criar, imaginar, pesquisar,
estudar e observar regras, além de relacionar-se com terceiros.
Este conjunto de tarefas configura um trabalho natural de observação,
análise e síntese, desenvolvendo aptidões
e aumentado a capacidade de aquisição de novos
conhecimentos com a conseqüente elaboração
e expressão dos mesmos.
O desenvolvimento de uma coleção, tornando-a dinâmica,
moderna, maleável, cada vez mais completa, induz sempre
à uma necessidade de um melhor trabalho, de mais pesquisa,
e por isto mesmo motiva cada vez mais o trabalho a ser desenvolvido.
O Colecionismo desenvolve a metodologia,
o senso de observação, a atenção
e, por fim, a paciência, qualidades tão necessárias
para um estudo em profundidade de qualquer assunto. A pesquisa,
item tão importante e ora praticamente abandonado pelos
educadores, é um elemento obrigatório para qualquer
forma de colecionismo. Vai despertar o instinto de curiosidade,
fundamental para o prosseguimento de seus estudos. Paralelamente,
a limpeza, o rigor, a correção, elementos básicos
da coleção serão elementos que lhe servirão
ao longo da vida escolar, em qualquer grau e até mesmo
profissionalmente, por toda a vida.
O VALOR DAS
COLEÇÕES
Pode-se e deve-se iniciar uma coleção de forma
bem simples, sem preocupação financeira. A coleção
vai crescer, tomar forma e rumo e, caso o colecionador queira,
poderá aumentá-la na medida de suas possibilidades.
Pode-se fazer uma coleção do tamanho do bolso de
cada colecionador.
O colecionismo pode ser praticado
por todos, sem distinção alguma, não se
constituindo numa atividade elitista, pois as coleções
são formadas por seus praticante, no nível desejado
ou possível, desde uma coleção simples,
porém expressiva e de valor cultural e educativo, até
uma especializada, com as mesmas qualidades, porém com
valor financeiro elevado. O colecionador propriamente dito não
objetiva o lucro. Seu investimento se baseia na aquisição
de conhecimentos. Todo colecionador acaba por se tornar um especialista
em sua área. Se vier a ocorrer um lucro financeiro, este
surgirá de maneira espontânea, pois todo acúmulo
de valores traz, afinal de contas, uma riqueza.
Duas coleções, uma simples e modesta, e outra,
premiada e de alto valor financeiro, possuem uma característica
em comum: o seu aspecto cultural. Isso, mais do que um aspecto
em comum, é uma qualidade, que une e nivela os colecionadores.
Ambas tem o mesmo valor para seu proprietário, o mesmo
objetivo, a mesma importância, podendo diferir no seu valor,
mas esta é outra questão...
Há uns 10 anos, em São
Paulo, ocorreu uma exposição de fotos e revistas
esportivas, montada em local totalmente inadequado, longe de
tudo e mal divulgada. Lá estive e, para minha surpresa,
o expositor, um velhinho de mais de 70 anos, humilde e de poucos
recursos, apresentava sua coleção pela primeira
vez, após anos e anos de trabalho, de favor. Porém,
o seu material era simplesmente fabuloso, único, e ninguém
havia lhe dado a devida atenção. Colecionara a
memória esportiva nacional, particularmente a paulista,
como ninguém, superando a tudo que havia até então,
superando até mesmo bibliotecas ditas "especializadas".
O COLECIONISMO
E A CULTURA
Na maioria dos países, as diversas formas de colecionismo
são respeitadas e admiradas, sendo objeto de catálogos
especializados, exposições, mostras, etc., em locais
públicos e de forma organizada. No Brasil, ainda se está
longe deste reconhecimento, de forma geral, sendo que alguns
segmentos, como a Filatelia obteve reconhecimento. Considerada
uma "ciência auxiliar da História", pelo
Congresso Internacional de Filatelia de Barcelona (Espanha -
1960), a Filatelia tem seu valor reconhecido em nosso país
pelo Ministério da Cultura que incluiu a Filatelia na
Lei Federal de Incentivo à Cultura, a " Lei Rouanet
". No Estado de São Paulo, a Secretaria Estadual
da Cultura possui uma Comissão de Filatelia e Numismática,
sendo o único Estado da Federação a ter
um órgão deste tipo. A Prefeitura Municipal de
São Paulo incluiu a Filatelia na sua Lei de Incentivo
à Cultura. Desta forma, pode-se elaborar projetos para
obter incentivos fiscais em todos os níveis.
CONCLUSÃO
Colecionar é preciso! Em todos os níveis, de todas
as formas. O site Colecionismo.com.br, a Revista Colecione, os clubes,
etc., aí estão para ajudar a todos. Material informativo,
sugestões, idéias, material para a coleção,
etc., não falta. Não tenham receio de se lançar
nesta empreitada, pois o retorno será sempre gratificante,
com a descoberta de novos horizontes culturais, com o intercâmbio
com os demais praticantes da mesma modalidade ou mesmo como uma
simples higiene mental. O fascínio da pesquisa, da descoberta,
é algo inerente ao ser humano e o colecionismo é
um dos campos que proporciona as melhores oportunidades neste
sentido. Os grandes acervos, em todo o mundo, sejam particulares,
sejam de museus, arquivos, etc., iniciaram-se, em sua maioria,
por pequenas coleções particulares. Mãos
à obra.
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