Coca-Cola


Autor: Márcio Shigueo Yamauti

Nunca uma marca foi tão popular como a Coca-Cola. Também, pudera! Em seus mais de 100 anos de existência, ela refrescou mais de 4 gerações de todas as classes sociais e de todas as idades em todo planeta.
Sua propaganda na mídia (incluindo rádio e TV) nos encanta e nos faz relembrar dos bons momentos que tivemos em nossas vidas. Quem nunca se encantou quando aparece o urso polar? E quem nunca se deixou levar pelos seus maravilhosos comerciais?
Com isso, formou-se, ao redor do mundo, uma legião de fãs e colecionadores dessa marca. E é dessa coleção que vamos falar a partir de agora.
Quando se fala em coleção de Coca-Cola, um grande universo se abre. Existem diversos itens a serem colecionados e, dependendo do tipo de colecionador que você é, poderá optar por colecionar um outro tipo de item, ou até mesmo colecionar todos.
Os mais colecionados são as latas e garrafas. Outros exemplos são: cartões telefônicos, copos, cartazes, camisetas, bonés, réplicas de carrinhos, pins, brindes de promoções, certos objetos chamados de “memorabilia”, etc.
Alguns colecionadores, como eu, por exemplo, colecionam até comerciais de TV.
O colecionismo da Coca-Cola no Brasil foi marcado pela chegada da empresa em 1942. No Brasil, existem poucos colecionadores, mas, de um tempo para cá, esse número vem crescendo cada vez mais.
Muitos colecionadores são anônimos; outros, porem, são conhecidos até no exterior, como, por exemplo, o maior colecionador do Brasil, Geraldo Gayoso.

Os objetos mais visados entre os colecionadores são os de origem antigas e comemoráveis. Dentre estes, podemos citar: a primeira garrafa de Coca-Cola, que se chamava “Hutchinson”, e a primeira lata de Coca-Cola.
Objetos com temas temporários, como os de natal, olimpíadas, copas do mundo, etc. também são muito procurados.
Em 1986, a Coca-Cola completou os seus 100 anos. Nessa época, surgiram, em vários países, incluindo o Brasil, diversos itens comemorativos ao centenário da Coca-Cola. Dentre esses objetos, encontramos pins, latas e garrafas.

No mercado, seus preços podem variar de alguns a milhares de dólares, dependendo das condições físicas em que o objeto se encontra e de sua raridade.
Vale lembrar também que itens de teste e protótipos têm seu valor aumentado com o passar dos anos, levando-se em conta a quantidade que foi disponibilizada. Podemos citar a lata “contour”, a lata de plástico, e garrafas-protótipos.
Como toda coleção que se preza, todos os seus itens devem ser devidamente catalogados e acomodados em local apropriado.
Uma dica para conseguir aumentar sua coleção é estar sempre conectado na internet e atento a oportunidades.
Na internet, encontram-se muitos colecionadores dispostos a trocar itens com você. Mas, como a maioria deles é estrangeira, um pouco de  conhecimento de inglês é desejável.
Diversos livros estrangeiros foram publicados, com o fim de ajudar o colecionador a conhecer a história desse refrigerante, bem como em identificar os objetos colecionáveis.

Abaixo seguem algumas dicas de como começar sua coleção:
1. Decida se sua coleção vai ser uma coleção “geral” ou “especializada”. Algumas pessoas, incluindo eu, colecionam um pouco de tudo, e tudo com o logo da Coca-Cola. Outros só Colecionam latas ou garrafas, por exemplos. O que você for colecionar também depende de suas condições financeiras e de seus interesses pessoais.
2. Tente registrar todo e qualquer item de sua coleção. Essa é uma coisa que toda pessoa deveria fazer mas não faz. Isso é uma coisa importante, que se deve fazer em qualquer coleção. Saiba onde você comprou cada item, quanto custou e, quando for algo revendido, pergunte pelo seu valor, suas condições, etc.
3. Conheça mercado: mantenha contato com outros colecionadores, junte-se a clubes, faça perguntas.
4. Seja cuidadoso ao comprar algo por folhetos ou catálogos. Há muita gente inescrupulosa que vende itens sem valor, alegando que são antigos. Tenha em mente a condição de item que você está querendo comprar. Uma bandeja pode ser antiga, mas, se estiver arranhada, seu valor é perdido.
5. Seja extremamente cuidadoso quando for limpar ou restaurar itens.

Em nosso país, não possuímos um clube de colecionadores de Coca-Cola, mas projetos vêm sendo desenvolvidos para que esse sonho se realize.

O Brasil não tem uma posição definida quanto ao número de colecionadores. Os primeiros lugares estão com os Estados Unidos, a França e a Alemanha. O colecionador brasileiro também não conta com o apoio da Companhia, dificultando nosso hobby. Então, é muito importante a união entre colecionadores brasileiros para que possamos fazer frente aos outros países.
Quando você já tiver um número considerável de objetos em sua coleção, verá que não possui tão somente uma coleção, mas sim o inicio de um verdadeiro museu, onde cada item representa, em si, uma parte da história da Coca-Cola, tendo, em sua essência, o prazer de colecionar e sentir a refrescância do refrigerante.

Voltar