Autor: Autor: Telsi Pavanelli

COMO LAVAR EMBALAGENS

Material
É preciso 2 bandejas plásticas, muito jornal e um pedaço de pano velho, revistas pesadas, tempo, paciência e um lugar só seu para ninguém importunar.
Preparação do Material
Pesos - Com as revistas, prepare vários pesos. Coloque as revistas com a parte da lombada alternadas (uma do lado direito, outra do lado esquerdo), dentro de um saco plástico grosso e feche de forma que fique bem liso. Seis ou sete revistas são suficientes para cada peso. Prepare pelo menos 15 pesos.
Jornais
Corte a folha de jornal no meio e, depois, dobre-a pela metade. Note que fica mais ou menos do tamanho de uma revista, onde cabem duas embalagens dentro. Prepare bastante.
Uma dica - Para economizar tempo, utilize as folhas dos suplementos que acompanham os jornais.

Cuidados e Dicas
Para embalagens antigas, procure pingar uma gotinha de água no verso para verificar se não altera a cor. Não lave embalagens do tipo Charm, Columbia, etc., pois são aluminizadas.
Identifique os selos que estão em cada embalagem.
O Derby Carnaval, com abertura normal, por exemplo, tem CNPJ diferente dos de abertura invertida. Crie um meio de identificar o selo e sua embalagem. Em caso de dúvida, deixe a embalagem do jeito que está. Procure utilizar água levemente aquecida. Água muito quente pode danificar a embalagem.
Treine com embalagens fáceis de se encontrar.

Lavando as Embalagens
1
- Coloque as embalagens na água e aguarde algum tempo. Note que as embalagens da Souza Cruz começam a soltar os restos de papel e cola imediatamente.
As embalagens das outras fábricas variam. Algumas ficam limpas de imediato e outras precisam de ajuda. Com o dedo, você tira os restos de papel e cola. É só colocar embalagens apoiada e dois dedos e, com o polegar, ir limpando. Esfregue devagar para não danificar a embalagem. Em caso de dúvida, deixe com a cola mesmo. Utiliza uma bandeja para levar e outra para enxaguar as embalagens.
2 - Coloque as embalagens lavadas em cima de uma folha de jornal para ele ir absorvendo a água das embalagens. Procure colocar 8 embalagens sobre cada folha de jornal.
3 - Em seguida, pegue uma embalagem e coloque sobre um jornal dobrado e, com o pano em forma de um chumaço, vá apertando a embalagem como se fosse um mata-borrão. Com isso, você ajuda a tirar mais água da mesma e vai eliminando as dobras que a embalagem possa ter. Para dobras mais acentuadas envolva a ponta do dedo indicador com o pano e aperte em cima. Ajuda bastante. Faça isso com 8 embalagens e passe à outra fase.
4 - Aqui já começa o processo de secagem. Pegue 2 embalagens e coloque entre as folhas de jornal dobradas. Coloque um peso em cima e continue até terminar os pesos. Faça duas pilhas ou mais, conforme sua disponibilidade de espaço e pesos.
No meu caso, empilho até dez pesos em cinco pilhas. Dá para lavar e secar até 40 embalagens por dia. A cada cinco minutos, repita a operação trocando as folhas de jornal.
Após a quinta vez, as embalagens já estarão bem secas. Deixe-as prensadas entre as folhas de jornal mais 24 horas. Elas ficarão secas, lisas e, a maioria, sem cola. Isso não eliminará eventuais dobras pesadas, mas as embalagens ficarão bem melhor. Também eliminara o cheiro de fumo que fica impregnado nas embalagens.
Eu costumo deixr as embalagens até sete dias prensadas sem os jornais. Apenas faço um montinho de umas dez embalagens e prenso-as. Durante esses sete dias, procuro deixá-las pelo menos, 2 minutos por dia, espalhadas sobre uma superfície lisa para tomar ar. Isto serve para checar se as embalagens estão realmente secas. Caso não estejam totalmente secas, elas ficarão onduladas. Depois, prenso novamente. Após isso, colo os selos que descolaram e classifico-as.

Observações
Eventualmente, alguma embalagem ficará com algumas ondinhas nas laterais. Para resolver isso, é só molhar a embalagem e repetir todo o processo. Lavo as caixinhas pelo mesmo processo, apenas tirando a cola com os dedos e deixando-as secar mais tempo ao ar livre antes de prensá-las entre jornais. Faça alguns testes antes de começar com as embalagens da coleção ou com as novas que vão entrando.

Consertando Embalagens
Depois de secas, nas embalagens que estarão rasgadas, cole um papel no rasgo para evitar mais danos Procure utilizar um papel bem fino. Use cola lavável. Utilize um pincel pequeno para espalhar a cola. Com o pincel, a distribuição da cola é mais uniforme e não amontoada, como quando se usa o bico dosador do frasco. Se faltar algum pedaço da embalagem, procure um pedaço de folha de revista com tonalidade parecida. Nas embalagens antigas, que são opacas, opções não faltam. É só conseguir algumas revistas da década de 60 que o problema estará solucionado. Para evitar que a parte colada fique ondulada, prense a embalagem logo após o conserto.

Telsi Pavanelli
Colecionador de embalagens desde 1960, também coleciona publicidade de automóveis. Tem, atualmente, 8.300 embalagens na coleção e mais de 10.000 anúncios de automóveis. É membro da ACECA desde 1995.

Voltar

Atenção !!! Dica Esperta...
 
 Leilões de Embalagens de Cigarro: Clique aqui para ver o material à venda neste momento em nossos leilões

COMO ANUNCIAR - AUDIÊNCIA/ESTATISTICAS - COMO SE ASSOCIAR - NÓS NA MIDIA - NOSSOS PRÊMIOS - PRIVACIDADE