Autora: Rosely Prata S. Meyer

POSTAIS - PROVOCANDO SONHOS QUE PODEM VIRAR REALIDADE!
O RESTO É COM VOCÊ!

Aos 12 anos, comecei a colecionar cartões postais. Durante muitos anos, pedia a pessoas que viajavam para que me A Construçãomandassem postais ou que os trouxessem. Circulados ou novos, não importava. Com o passar do tempo, já mais madura e com o gosto mais aprimorado, comecei a me interessar por postais do exterior e, recentemente, por postais de Paris, cidade que, na minha opinião, é uma das mais bonitas do mundo, senão a mais bela. Motivo este que a torna uma das mais visitadas e, portanto, com uma variedade enorme de cartões postais fantásticos e que são renovados frequentemente. É impossível tê-los todos, mas estou sempre comprando mais um! Através dos postais antigos, pode-se observar o progresso de uma cidade, seu crescimento, quais são os principais e mais bonitos pontos turísticos. No caso de Paris, em particular, cujos pontos e atrações turísticas são inúmeras, as possibilidades de criação dos postais são infindáveis. Uma das primeiras "CARTE POSTALE" em homenagem à Torre Eiffel, data de setembro de 1900. Abaixo, a foto da torre aparece no lado esquerdo e é em preto e branco, como eram quase todos os postais nos idos de 1900.

Um dos mais antigos cartões da Torre Eiffel, 1900Idílico

Antigo e coloridoComo Paris é uma das cidades mais visitadas do planeta, o que acontece é que a produção dos cartões focaliza os mesmos monumentos históricos, turísticos e culturais sob ângulos diferentes, o que torna atraente, por demais, colecionar postais modernos de Paris moderna. Um exemplo muito vivo disto, foi o enorme letreiro luminoso colocado na Torre Eiffel, em 1998, mais ou menos, com a contagem regressiva para o ano 2000, dia após dia, (AVANT L'NA 2000). Assim, depois que o ano virou, foram lançados postais já com a inscrição do novo ano.

 

 

Direita e esquerda: dois momentos distintos sob um mesmo ângulo Direita e esquerda: dois momentos distintos sob um mesmo ângulo

Acredito também que um outro motivo a ser ressaltado para a renovação constante dos postais, é que o europeu está Uma vista românticahabituado a enviá-los para os parentes e amigos com certa regularidade, fato que já não acontece aqui na nossa TERRA BRASILIS. Em Paris e em 99,9% das cidades européias, o antigo convive com o moderno em total harmonia, não havendo, portanto, demolições e mudanças. O Museu do Louvre continua lá, no mesmo local onde foi construído e permanecerá lá AD ETERNUM. É exigida uma manutenção e preservação de todos os monumentos históricos, que sofrem com a inexorável ação do tempo. Mas cada governo dos países ditos de Primeiro Mundo cuida bem do que é seu!!! Não há do que se preocupar. É importante ressaltar que o antecessor do cartão postal é o bilhete postal e que, o cartão postal encerra em si mesmo um caráter positivo, ou seja, se estiver contendo uma mensagem, esta será sempre boa e se for novo, estará simplesmente mostrando, de maneira fidedigna, a sua beleza. Normalmente, quando se fala em cartofilia, pensa-se logo naqueles postais já amarelados pelo tempo, no Ford Bigode, no Vale do Anhangabaú e no Ei-la no 3° milênio. E pensar que queriam demolí-la!Viaduto do Chá. Ora, a cartofilia, no meu entender, é muito mais que isso, é um hobby muito mais abrangente e que não deve ser olhado somente sob o ponto de vista econômico ou sob o aspecto da valorização. Através dos postais, nós também ficamos sabendo quais são os mais importantes lugares de uma cidade e isso facilita muito quando você chega num lugar desconhecido e não sabe por onde começar. Então, comece comprando alguns postais maravilhosos e inicie assim, uma linda coleção!

Rosely Prata S. Meyer
Nossa colaboradora, é colecionadora de postais, exercendo atividades na RHM Filatelistas.

Voltar

Procure produtos em nossos leilões Busca Avançada - Ver Tudo

COMO ANUNCIAR - ESTATISTICAS - ASSOCIE-SE - NÓS NA MIDIA - NOSSOS PRÊMIOS - PRIVACIDADE - FALE CONOSCO