Autor: José Carlos Daltozo

Livro sobre Cartões Postais

Além de colecionar cartões postais, com mais de 60.000 no acervo, também guardo todo tipo de recortes com reportagens e curiosidades que saem na imprensa sobre cartofilia. Jornais e revistas rotineiramente tratam do assunto, algumas vezes explorando o aspecto histórico e sociológico do postal, outras mostrando o exotismo das coleções e colecionadores.

Esse material coletado me levou a idealizar o lançamento de um livro sobre postais, tema muito pouco explorado em língua portuguesa. Há o livro do professor Antonio Miranda(Brasília), do Paulo Berger(Rio), Otávio Dias Filho(Belo Horizonte, lançado recentemente) e poucos mais.

O verdadeiro cartofilista não vê o postal como um simples retâmgulo de papel contendo uma bela foto. Para ele, manusear os postais é revisitar lugares conhecidos, desvendar locais desconhecidos, travar conhecimento com povos e países, pesquisar usos e costumes. Um encontro marcado com a história, geografia, arquitetura, sociologia e antropologia.

Já realizei várias pesquisas em bibliotecas, principalmente na capital paulista, e coletei material sobre o uso do postal nas mais diferentes áreas do conhecimento. Por exemplo, nas artes plásticas, na fotografia e, principalmente, no urbanismo.

Há livros que utilizaram dois ou três postais antigos como ilustração, outros em que o postal é peça fundamental da pesquisa, como o caso se um sobre Prestes Maia, Prefeito memorável de São Paulo, em que o autor - Benedito Lima de Toledo, professor de arquitetura na USP e também colecionador de postais - ilustrou sua obra com centenas de postáis da época (anos 30, 40 e 50).

 

Pretendo traçar um breve histórico do postal e fazer um resumo de sua utilização nas mais diferentes áreas do conhecimento. Também um resumo da cartofilia nos últimos 20 anos, mencionando editoras, colecionadores e exposições realizadas. Além disso farei um breve estudo sociológico dos motivos que levam uma pessoa a se tornar colecionador; o prazer que sentem ao manusear suas coleções. Isso Baseado em questionário que já coletei junto aos meus 66 correspondentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E mais trechos das reportagens de jornais e revistas de meu acervo, além de autores que citaram o postal em seus escritos, como Gilberto Freyre, Fernando Sabino, Carlos Drummond de Andrade e outros. O mesmo na música, no cinema e outras artes.

Quero que o livro seja mais abrangente possível e, por isso, solicito aos leitores que tiverem conhecimento de algum livro ou reportagem em jornais e revistas sobre o tema, que me enviem a citação ou xerox.

Nosso endereço para correspondência: José Carlos Daltozo - Caixa Postal 117 - CEP 19500-000 - Martinópolis - SP

Voltar

Procure produtos em nossos leilões Busca Avançada - Ver Tudo

COMO ANUNCIAR - ESTATISTICAS - ASSOCIE-SE - NÓS NA MIDIA - NOSSOS PRÊMIOS - PRIVACIDADE - FALE CONOSCO