Autor: Geraldo de Andrade Ribeiro Junior

A FILATELIA TEMÁTICA E A INTERNET

A importância do Informática na Filatelia já é uma realidade. A prova disto é que em dezembro próximo em Buenos Aires será realizada a MEVIPHIL 97, 1ª Mostra Internacional de Meios Audio Visuais e Informáticos na Filatelia. Todas as áreas da Filatelia já possuem catalogos informatizados, mais de uma centena de clubes já tem seus sites próprios e vendas sob ofertas ocorrem frequentemente. Enfim, a Informática Filatélica já está plenamente ativa em todo o mundo.

No Brasil, não se tem acompanhado o desenvolvimento ocorrido nos demais países, mas tem razoável utilização, apesar da inexplicável resistência de muitos que custam a se render ás facilidades da informática, bem como a esta nova realidade, irreversível e irressistível. Isto no ano do seu 12º aniversário no Brasil, pois iniciou-se em 1985, com o projeto Banco de Dados montado pela IBM do Brasil e pela ECT, o qual, por necessitar de equipamentos de porte não foi utilizado. Com a redução dos custos e conseqüente popularização dos microcomputadores, surgiam os primeiros programas, ainda nos então amigáveis e simpáticos micros Apple IIe, de 8 bits, com o programa Totalwork, da Microdigital, por intermédio do autor destas linhas. Logo, estes programas disseminados e com o surgimento de micros mais possantes, passou, naturalmente, aos PCs, de maior porte.

A Rede Internet, como não poderia deixar de ser, é o mais recente campo para utilização como auxílio á filatelia. Por seu intermédio, em qualquer parte do mundo, clubes estão disponíveis, leilões e vendas sob ofertas são verificadas, literatura filatélica está disponível, catalogos especializados são acessáveis, etc.

No caso Particular da Filatelia Temática, a American Topical Association, a maior organização temática do mundo pode ser acessada rapidamente, bem como seus diversos grupos temáticos especializados. A pesquisa filatélica em catálogos e listagens (check-lists) já se acha disponibilizada, facilitando e agilizando sobremaneira a obtenção das informações desejadas.

Quanto à montagem de coleções, atualmente já existem programas apropriados e uma demonstração de um deles pode ser vista em um dos links abaixo relacionados.

Na pesquisa temática, inúmeros Bancos de Dados podem ser acessados, com informações de grande utilidade temática, no país e no exterior. No Brasil, o IBGE e os diversos sites com CEPs (Códigos de Endereçamento Postal), que apresentam rápida e precisamente as diversas localidades com a toponímia desejada (e seus consequentes carimbos...). As administrações postais, seus lançamentos, com editais, etc., facilitam em muito a pesquisa de novidades, já tendo, sites com listagem de cerca de 40 países.

A Literatura Filatélica, item básico e fundamental a qualquer filatelista sério, tem dezenas de sites e um dos mais importantes é a Livraria da Américan Philatelist Society, na qual podem ser verificados (e até solicitados, milhares de livros filatélicos de todo o mundo.

As exposições tem seu calendário e as principais, como as mundiais Portugal 98 e Itália 98 tem sites próprios com todas as informações atualmente disponíveis. A recente exposição Mundial FIP, PACIFIC 97 foi um show de informações, com site detalhadíssimo e de excelente feitura. Para se ter uma idéia da qualidade do mesmo, basta se dizer que apresentou o Palmarés (Relação de Premiados) "on time" com a divulgação oficial em Los Angeles. Quando nos chegou o fax com o resultado, já o conhecíamos ha várias horas...

No Brasil temos Sites de boa qualidade, como o da Filatélica Penny Black(SP) e o da Empório(RJ), mas agora passa a funcionar A PÁGINA DOS COLECIONADORES, sob gerenciamento de Marcelo Hideo Motoyama, que se propõe a abranger diversas áreas do colecionismo em geral, particularmente a Filatelia. Nesta, a Filatelia Temática terá um destaque especial, com o apoio da ABRAFITE, Associação Brasileira de Filatelia Temática, a qual fornecerá todo material para consultas dos usuários e em muito breve, tão logo seja possível, Banco de Dados temáticos, com classificação temática de selos, carimbos, Literatura Filatélica, etc., bem como uma enorme gama de informações.

Todas estas inovações tem um único objetivo: facilitar e agilizar as informações para os colecionadores temáticos. Dúvidas e informações temáticas poderão ser formuladas. A todos os temáticos, uma boa e proveitosa viagem internáutica em A PÁGINA DOS COLECIONADORES.


Links de Destaque

Voltar

Procure aqui por produtos em nossos leilões Busca Avançada

COMO ANUNCIAR - ESTATISTICAS - ASSOCIE-SE - NÓS NA MIDIA - NOSSOS PRÊMIOS - PRIVACIDADE - FALE CONOSCO