Filatelia


Autor: Marcelo Hideo Motoyama

COMO INICIAR UMA COLEÇÃO DE SELOS

 


A filatelia nos dias de hoje, principalmente por força da imensidade de emissões, muitas delas objetivando justamente o comércio filatélico, foi forçada a especializar-se. No entanto todos os colecionadores começam da mesma maneira, ou seja, juntando selos.

No início sugere-se que o candidato a filatelista gaste o mínimo possivel para iniciar a sua coleção.

Assim, siga estes passos para iniciar a sua coleção:

1º. - Contate com parentes a amigos e solicitem a eles, que em suas correspondências pessoais e dos locais de trabalho e peça a elas que separem para voce os selos destas correspondências. É muito importante que os selos não sejam arrancados, mas sim sejam recortados do envelope em volta do selo ou se possível o envelope inteiro.

2º. - De posse destes selos, encha uma vasilha de agua até a metade e coloque os pedaços de envelope com selos de cabeça para baixo. Em alguns minutos eles irão começar a desgrudar dos envelopes. Vá retirando-os um a um e colocando com a face virada para baixo em cima de uma folha de jornal para que sequem.

Observação: Os selos auto adesivos, muito comuns nas correspondências de hoje em dia não podem ser arrancados, nem mesmo com água, o correto é que você recorte com uma tesoura, bem rente ao selo, tomando cuidado para não danificá-lo e o guarde assim mesmo ou seja, em formato de fragmento(com o pedaço do envelope).

3º. - Depois de secos, pegue um a um e verifique se estão com todos os picotes em sua volta, se não estão rasgados ou cortados e se no verso não estão raspados(aminci), fazendo assim, separe os estragados daqueles que estão em perfeito estado.

4º. - Para guardá-los, adquira no comércio especializado um album para selos, chamado de classificador, não os coloque em album tipo cassuga e nem os colem em cadernos. Estes classificadores para iniciantes custam menos de R$ 10,00, e se você não tiver conhecimento de uma loja que os venda, envie-nos e-mail que indicaremos aquela mais próxima de você ou aquelas que vendem por correspondência.

5º. - Vá juntando tudo o que puder, não importa o tamanho, o formato ou aparência, nem se é do Brasil ou do exterior, mesmo os selos ordinários brasileiros (aqueles pequenos com figuras de frutas e etc...), são peças desejadas pelos colecionadores iniciantes estrangeiros e se constituem em ótima fonte de selos para que você tenha "estoque" para quando começar a trocar.

6º. - Cumpridas estas fases e repetindo-as várias vezes, você já estará colecionando e se preparando para em futuro próximo decidir se vai querer colecionar selos de um só tema ou de um só País. É muito importante que você guarde todos os selos que conseguir, desde que em perfeito estado, você irá fazer com que eles se multipliquem.

7º. - Feito isso, comece a acompanhar nossa seção de filatelia para iniciantes, lá você encontrará todas as dicas que precisa para melhorar a qualidade da sua coleção, o material necessário e tudo o mais para avançar seguramente em seu novo Hobby.

8º.- Tenha em mente que se associar à um clube ou associação de filatelistas de sua cidade ou região também é muito importante para que você possa desenvolver melhor o seu hobby, visite a Página da FEBRAF - Federação Brasileira de Filatelia, e veja se encontra uma associação ou Clube próximo de você. Para aqueles que desejam organizar a sua coleção, já desde o início, uma boa pedida é a Sociedade Philatélica Paulista - SPP, que edita um excelente Boletim Trimestral distribuido aos sócios.

9. - Verifique que nossos boletins são numerados e portanto você sempre pode conseguir os números antigos, basta entrar em contato conosco que teremos o máximo prazer em atendê-lo.

Voltar