Autor: Marcelo Hideo Motoyama

Porque Colecionar por Temas

O colecionismo de cartões telefônicos no Brasil, tem assumido dimensões gigantescas, o número de colecionadores tem crescido descontroladamente e não há orgão/entidades que assumam a postura de organizar e distribuir informação aos colecionadores.
Aqueles que se encontram ligados à Internet tem mais acessos à informações, novidades e intercâmbio com outros colecionadores.
Hoje em dia é praticamente impossível tentar adquirir todos os CTs e CPs lançados por todas as TELES do Brasil, tornando proibitivo o custo para o colecionador e com isto, esta surgindo um novo tipo de telecartofilista, aquele que coleciona por tema ou assunto, enfim, o telecartofilista temático.
Neste primeiro boletim vamos imprimir nossas impressões e demonstrar como singelamente deve ser conduzida uma coleção temática.
O primeiro passo é definir um ou mais temas para serem desenvolvidos, como por exemplo: flores, barcos, aviões, paisagens, rios, cachoeiras, brasões, mulheres, crianças, pinturas, etc...
O segundo passo é separar os cartões do(s) tema(s) escolhido(s), onde os preteridos sobram para eventuais trocas por outros de seu tema. Convém ressaltar que um cartão que homenageia por exemplo: a figura de um paisagista serve para a coleção de paisagens, que homenageia um botânico serve para a coleção de flores e assim por diante. Assim concluimos que o que vale são os cartões ligados ao tema nos sentidos mais amplos possíveis.
Para aqueles que colecionam somente cartões brasileiros, as opções podem ficar reduzidas e aí é que entram em funcionamento as trocas com outros colecionadores, principalmente extrangeiros.
O desenvolvimento das coleções temáticas trazem mais beleza que as coleções cronológicas ou tradicionais , tornam o objetivo do colecionador mais preciso e diminuem os custos com a manutenção das coleções, visando a participação em exposições e outros eventos.

Como o colecionador fica mais centrado em um objetivo, torna-se fácil e simples adquirir peças para seus temas. A seletividade faz com que se economize muito tempo e que a coleção fique mais bela. Há também a vantagem da pesquisa, ou seja ao organizar uma coleção temática, normalmente o colecionador passa a se especializar nos assuntos retratados, centrando assim seus estudos e sua atenção no tema focado.


Nos próximos números, abordaremos outros aspectos sobre a temática na telecartofilia e cada edição será acompanhada de uma matéria sobre um tema específico, traremos imagens e também acataremos temas sugeridos por nossos leitores, com objetivo de tornar este espaço o mais amplo possivel, a matéria do próximo boletim será a do tema trens nos cartões telefônicos, abrangendo também bondes e afins, onde selecionaremos cartões nacionais e extrangeiros sobre esta temática.

Volta ao Índice

Procure aqui por produtos em nossos leilões Busca Avançada

COMO ANUNCIAR - ESTATISTICAS - ASSOCIE-SE - NÓS NA MIDIA - NOSSOS PRÊMIOS - PRIVACIDADE - FALE CONOSCO