Autor: Marcelo Hideo Motoyama

Panorama Internacional
LITUÂNIA

 
Estatuto: República

Área: 65.200 Km²

População: 3.700.000(1995)

Crescimento Demográfico: 0,4%

Capital: Vilnius

Lingua: Lituano, russo e polonês

Religião: Maioria Católica

Moeda: Lat

 HISTÓRIA DO PAÍS

Estendendo-se ao longo da costa do Mar Báltico, a Lituânia limita-se com a letônia ao norte, belarus a leste e ao sul, e a sudeste com a Polônia e a província de Kaliningrado (pertencente à Rússia). O País é constituido por uma planície baixa. O Clima é intermediário entre o tipo oceânico da Europa Ocidental e as condições continentais que prevalescem mais a leste. Depois de mais de 50 anos de incorporação involuntária à extinta União Soviética, a Letônia liderou o novo movimento de libertação do Báltico. A Lituânia conseguiu retomar sua independência em 1991. No entanto, encontrar soluções para os problemas sociais e econômicos com os quais o país se defronta não será fácil. A Industrialização maciça durante o período soviético causou graves danos ao meio ambiente e não criou empresas em condições de enfrentar a competição internacional.

CARTÕES MAGNÉTICOS

 

Em 1995, foram emitidos os primeiros cartões telefônicos pela Lituânia, ainda no sistema magnético tipo Urmet (iguais ao italianos). Devido às pequenas dimensões do País, as tiragens não são muito grandes, girando em torno de 200.000 exemplares de cada cartão. O primeiro cartão emitido no País, traz a fotografia do Papa João Paulo II, em bonita fotografia posta na posição vertical.

No período em que emitiu os cartões magnéticos, cerca de 70% das emissões foram destinados à mídia de terceiros, sendo que os demais cartões trouxeram imagens comemorativas diversas.

Exemplos de Cartões de Midia
     

Há ainda uma pequena série composta de 4 cartões com brasões típicos do País, muito procurada pelos colecionadores temáticos.

A principal vantagem de se colecionar cartões telefônicos de Países pequenos como a Lituânia, é a de que estes países não se preocuparam em desenvolver novas tecnologias (Como o Brasil). Assim é fácil, devido às pequenas emissões, conseguir todos os cartões do País e com contatos via e-mail com outros colecionadores do país, manter-se atualizado das novidades e assim completar todos os cartões. Coisa impossível no caso por exemplo da Italia, Japão ou até mesmo o Brasil atualmente.

CARTÕES DE CHIP

O Ano de 1998 marcou o fim dos cartões magnéticos naquele país. Foram introduzidos os cartões de chip, inclusive com aproveitamento do verso para estampar imagens. Note nos dois exemplos abaixo, que a imagem principal fica na parte do cartão onde o Chip não está exposto e no verso, onde há o chip também há imagens. No caso exemplificado temos o sobreamento alaranjado de uma igreja daquele país.

Esta técnica torna o cartão mais belo, onde os melhores exemplos são os cartões gregos. Não se dispensam informações técnicas mas estas se restringem ao necessário para preservar a integridade da imagem do cartão. O apelo temático fica evidente e o cartão mesmo após ter sido utilizado tem uma sobrevida muito maior do que se não tivesse imagens atrativas. No caso presente o verso tem mais atrativo temático(religião) do que a frente do cartão(telecomunicações).

 

Não se sabe se por estratégia comercial ou apenas como subsidio à produção de cartões, 90% dos cartões emitidos na Lituânia, agora no mesmo sistema, trazem a mídia como fator preponderante nas imagens que estampa. Porém estes cartões não impedem que o apelo temático ao colecionador esteja presente. Verificamos nos exemplos abaixo, que um dos cartões apesar de efetuar a propaganda da empresa Takas, enquadra-se facilmente nos temas Mãos, Fauna(borboletas) e espaço(Globo terrestre e estrelas). Já o segundo exemplo, enquadra-se na categoria dos colecionadores de cartoon. O terceiro cartão traz o verso de ambos com a fotografia de um telefone público, para os amantes dos temas telecomunicações, e história dos telefones.

CATÁLOGO

A importância do colecionismo para a Telefônica da Lituânia, reflete no Catalogo de Cartões Telefônicos - 1ª Edição, até final de 1997, emitido pela própria Cia. e distribuido gratuitamente a todos os colecionadores. Observo que o mesmo traz todos os cartões lançados até a sua emissão, com fotografia coloridas no tamanho natural do cartão, funcionando mesmo como um Album.

 

Os catálogos da lituania são facilmente conseguidos com correspondentes daquele país. Este editor efetuou a troca via Internet, na proporção de 10 cartões Brasileiros quaisquer por cada catálogo. Geralmente como são conseguidos de graça todos os correspondentes aceitam esta forma de troca, já que a troca na base de 1X1 com nossos catálogos não se justifica pelas diferenças de preços.

 

Volta ao Índice

Procure aqui por produtos em nossos leilões Busca Avançada

COMO ANUNCIAR - ESTATISTICAS - ASSOCIE-SE - NÓS NA MIDIA - NOSSOS PRÊMIOS - PRIVACIDADE - FALE CONOSCO