Autor: Marcelo Hideo Motoyama

Colecionando cartões Internacionais

Todas as vezes que tento efetuar uma troca de cartões internacionais eu escuto sempre a mesma frase - Eu não coleciono cartões internacionais. Quando tento negociar cartões com comerciantes eles dizem, não negocio com cartões internacionais porque ninguem compra. Eu me pergunto, será mesmo que é por isso, ou por absoluto desconhecimento de como identificar um cartão internacional ou por preguiça de pesquisar de aprender mais para poder lidar com estes cartões.

Hoje já sabemos que é absolutamente impossível se colecionar todos os cartões que são emitidos no Brasil, primeiro pela quantidade e segundo porque é absolutamente impossível, mesmo que se consiga todas as emissões normais, se conseguir todas as emissões de mídia, principalmente aquelas feitas exclusivamente para arrancar dinheiro dos colecionadores.

Portanto, somente nos resta o desenvolvimento da temática, onde o colecionador se especializa em um determinado tema e parte em busca de cartões daquele tema.
As opções são ilimitadas e a escolha pode ser criteriosa, onde o colecionador somente irá buscar os mais bonitos cartões para desenvolvimento do seu tema.Veja o exemplo ao lado do cartão emitido pela Bélgica (Sistema Óptico), para o lançamento do filme Missão Impossível. Esta é uma das temáticas desenvolvidas por este editor, o Tema cinema, que também em nosso Pais encontra vários exemplares para compor uma coleção, como por exemplo a série de cartões do 29ª Festival de cinema de Brasília.


Ou ainda o cartão Inglês (Pré-pago), destacando a inesquecível Marylin Monroe, conforme exemplar exibido ao lado. Podemos escrever toda a história do cinema nacional e internacional através dos cartões telefônicos.

 

Outros temas menos complexos já começam a ser desenvolvidos pelos colecionadores brasileiros, a Fauna e a Flora, sem dúvida são uma tentação aos nossos olhos. Mas como você irá conseguir desenvolver um tema somente com cartões nacionais, diria eu que é absolutamente impossível. Outra vantagem de se colecionar cartões de todos os países do mundo e de um só tema é que a coleção passa a ter um objetivo concreto e o custo com a sua montagem começa a diminuir sensivelmente porque nem tudo lhe interessará.

O verdadeiro colecionador não é aquele que ostenta a marca de possuir todos os cartões brasileiros, mas sim aquele que mesmo com pequena quantidade deles, os estudou e definiu uma linha de direção para a sua coleção. Qual o objetivo de se ter todos os cartões Brasileiros, qual a questão cultural envolvida em colecionar cartões emitidos aleatóriamente e muitas vezes exclusivamente para explorar o colecionador. Isso somente acontece atualmente no Brasil, em nenhum País da europa se tem o hábito por colecionar cartões cheios, afinal para que comprar um serviço e não utilizá-lo. Qual a diferença, como já disse em matéria anterior do cartão novo ou usado em bom estado???


Olhe nos exemplos acima a beleza da diversidade que se pode atingir numa coleção com tema de Fauna (Mamíferos, Répteis ou Dinossauros). Temos exemplares brasileiros nos dois primeiros casos, mas não temos cartões de dinossauros em nosso País (temos muitos selos já emitidos). Vejam que colecionar cartões estrangeiros é importante para o desenvolvimento da sua coleção, além de se iniciar o contato com outras linguas e outras culturas. Este editor troca anualmente mais de 10.000 Cartões com o exterior, todos e na sua grande maioria na base de troca de 1X1. A Internet possibilita um trabalho de integração e grandes possibilidades de se construir uma belíssima coleção sem custos, apenas trocando cartões com o exterior. Nem mais a lingua é problema, todo internauta já possui seguramente um tradutor de inglês-portugues que possa auxiliá-lo na troca de mensagens com todos os países do mundo.

Alguns me perguntam, como localizar outros colecionadores, experimente ir a qualquer intrumento de busca internacional, como por exemplo o http://www.altavista.com ou o http://www.yahoo.com, escreva na caixa de pesquisa a palavra phonecards e você se surpreenderá com mais de 2.000 sites de colecionadores onde você poderá verificar as suas preferências e efetuar trocas.

O Mais gostoso de se desenvolver uma coleção temática e consequentemente ter que adquirir cartões de todas as partes do mundo certamente é a diferença que terá você dos outros "ajuntadores". Nossa página tem se preocupado com isso e já há algum tempo nosso editor Helion Melo Oliveira, vem desenvolvendo matérias para ensinar como se deve montar uma coleção temática.

Agora, com a implantação da EXPOBRATEL, que vai premiar todos os colecionadores que quiserem expor as suas coleções, será a oportunidade dos verdadeiros colecionadores aparecerem e se fazerem presentes neste evento que todo o ano premiará as melhores coleções de Cartões telefônicos no Brasil.

Assim, comprova-se que colecionar cartões internacionais, perto de ser um problema, pode ser a solução para os problemas causados pelas infindáveis emissões de Cartões Brasileiros, que dentro muito pouco tempo deverá ultrapassar a de todos os países do mundo, com exceção somente do Japão e da Itália.

Mesmo assim, mesmo nestes países a idéia do colecionismo temático é muito forte, na maioria destes Países há uma preocupação temática na confecção dos cartões que em breve devem atingir o nosso país. Por último, escolhido sem qualquer critério visando demonstrar a beleza do colecionismo de cartões estrangeiros, destaco ao lado um belíssimo cartão para aqueles que desenvolvem a temática de aviação, mostrando o aeroporto de Kansai no Japão(Sistema Magnético)

Volta

Procure aqui por produtos em nossos leilões Busca Avançada

COMO ANUNCIAR - ESTATISTICAS - ASSOCIE-SE - NÓS NA MIDIA - NOSSOS PRÊMIOS - PRIVACIDADE - FALE CONOSCO