Autor: Marcelo Hideo Motoyama

:: CARTÕES NOVOS OU USADOS ??? ::

Uma dúvida que assola a todos aqueles que estão se iniciando no colecionismo dos cartões telefônicos é a de se colecionar cartões novos ou usados ???. A Esta pergunta temos diversas respostas e vamos tentar explanar o nosso ponto de vista da forma mais imparcial possível.

O Principal motivo para colecionar cartões novos e usados é a de valorizar a coleção, ou seja, uma coleção de cartões com crédito faz com que financeiramente esta coleção se torne mais valorizada do que uma que somente possua carões usados. Ocorre que desde que todas as Teles estaduais começaram a emitir seus propósitos carões (e vem ai às privatizadas), tornou-se quase improvável, senão impossível, que um mesmo colecionador consiga com facilidade "Todos" os carões emitidos em nosso pais, somando-se a este fato, os carões emitidos comercialmente e com baixíssima tiragem, muitas senão sempre, vezes com a finalidade especalutiva. Talvez por este fato é que cada vez mais e mais colecionadores estão se dedicando á colecionar cartões de forma temática, ou seja, escolhendo somente um tema, como, por exemplo, animais, flores, aviões, esportes etc...

Outra questão que levanto é que diferente da filatelia, onde o carimbo compromete a imagens estampada em um selo, na telecartofilia é possível encontrar-se cartões usados com a aparência de um cartão novo e ai pergunto eu, nós colecionamos créditos ou colecionamos a imagem associada aquele cartão. Se o cartão for estrangeiro, o problema aumenta mais ainda, como se aferir-se se um cartão é usado ou novo (alguns possuem dispositivos para isto, outros como os magnéticos e de chip), se não possuímos o sistema telefônico do país de origem para nos certificarmos disto????. Por fim cabe a ressalva de que há ampla divulgação das Cias telefônicas para se colecionem cartões novos, pois está clara a vantagem obtida em vender um serviço que não vai ser utilizado, engordando ainda mais os bolsos de ditas empresas.

Portanto, concluímos, após enquetes feitas com muitos colecionadores de que 90% coleciona somente cartões usados, estes são os verdadeiros colecionadores, pois além de representarem a esmagadora maioria, pois a expressão Telecartofilia significa, etimologicamente o seguinte: Tele de telecomunicações, Carto, de cartões telefônicos e filia, originário do grego ateléia, que significa isenção de impostos, gratuidades, etc... Ou seja, o verdadeiro hábito de colecionar vem de juntar, ou seja, agregar á coleção, normalmente por familiares, amigos, conhecidos e pela mais milenar formar de comércio, a troca, que congrega e impulsiona os mais variados tipos de coleções através da amizade e troca de principalmente experiências.

Por fim não importa se você coleciona cartões novos ou usados, o que realmente importa é que a maioria dos colecionadores não o faz por valor econômico, mas sim pelo prazeroso e gratificante motivo principal, o valor afetivo e pelo hobby propriamente dito.

Concluímos, anotando que as duas formas são plenamente válidas, mas que temos certeza, que em futuras exposições que em breve serão organizadas em nosso pais, não importará se o cartão é novo ou usado, mais sim o seu estado e se as suas imagens estão associadas ao tema exposto.

Cartões Telefônicos usados
de Países diferentes

Japão

Brasil

Gilbratar

Volta

Procure aqui por produtos em nossos leilões Busca Avançada

COMO ANUNCIAR - ESTATISTICAS - ASSOCIE-SE - NÓS NA MIDIA - NOSSOS PRÊMIOS - PRIVACIDADE - FALE CONOSCO