Autores: José Marques Barboza e Marcelo Hideo Motoyama

CATÁLOGOS

 

 

 

 

 

 

 

 

Catálogo da Korea
Como orientação aos Colecionadores de selos, moedas, cédulas, etc., existem vários catálogos, que registram a existência e balizam o valor de troca, compra e venda das peças procuradas.
Alguns tornam-se famosos e ganham credibilidade e respeito. Na filatelia temos exemplos bem definidos: Yvert et Tellier, francês; Scott, americano; Stanley Gibbons, inglês. Na numismática, os catálogos americanos dominam o mercado: Pink, World Coins e Krause para moedas e o World Paper Money, para cédulas.
Tambem na Telecartofilia ja apareceram vários catálogos universais, regionais e nacionais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Catálogo da Polônia

CATÁLOGOS UNIVERSAIS E REGIONAIS

O primeiro grande colecionador a se preocupar com o assunto foi o Dr. Steve Hiscocks. Consta que o seu "The Stanley Gibbons Catalogue of Telephone Cards ", do mesmo autor, Publicado pela mesma editora.
Mais tarde este estudioso, associando-se ao Sr. C.M. Garibaldi, fez a Segunda parte do seu já chamado Telephone Cards of the World, cujo tomo II tratava dos cartões dos EUA, Canada e Ilhas do Caribe e do Atlântico.
Esta Segunda parte se transformou no "The Standard Catalogue of USA Telephone Cards Including Canada". Com uma pequena introdução sobre o colecionismo, trouxe boas informações sobre as primeiras emissões do Canadá, Estados Unidos, e varias nações do Caribe e Ilhas Atlânticas. A segunda edição restringiu-se Estados Unidos e Canadá.
A revista Moneycard Collector Magazine publicou em setembro de 1997 um pretensioso catálogo:"1997 Catalogue of U.S. e Canadian Prepaid Phone, Cash e Transit Cards", onde elencou "n" companhias autorizadas a emitir cartões telefônicos nos Estados Unidos e Canadá.

Catálogo da Croácia

Neste catalogo estão Incluídos, como o próprio nome anuncia, muitos cartões não telefônicos, por exemplo a chamada "moeda de plástico". Entre estes, o Visa Cash, que já esta sendo introduzido no Brasil. Campinas é a cidade piloto para a experiência primeira, testando o comportamento do público na troca pelo cartão moedeiro.

Vide matéria neste site deste autor em numismática.

Atualmente a emissão de um catálogo universal de CT já se esbarra em certas dificuldades, não só pelo grande numero de emissões, como pelo grande número de emitentes. Nem todas são ageis em transmitir informações. Na filatelia é diferente: apenas empresas estatais podem emitir selo e apenas uma em cada país. A firma Francesa Yvert et Tellier, tradicional na filatelia, está tentando manter a edição do catálogo de cartões telefônicos.

CATÁLOGOS NACIONAIS

Vários países já possuem seus catálogos nacionais de cartões telefônicos, com edições anuais. Os autores se aprofundam cada vez mais, atingindo melhor as suas metas, quando conseguem obter o apoio das empresas telefônicas nacionais, sejam elas estatais ou privadas.

Para não nos extendermos muito, vamos dar apenas uma lista de exemplos de catálogos nacionais e seus autores ou editores:

Alemanha - TKJ Fachkatalog - Karsten Windfelder
Austrália - Collect Australian Phonecards - Graham Bird & Ken Sparks
Dinamarca - Katalog over Kanske Telekort - Fins Frimaerke Service
França - Phonecote L'authentique référence - Le mode des telecartes
Hungria - Telefonkártya Katalógus - II. Matáv
Irlanda - The Concise Irish Callcard Catalogue - Piero Tintori
Itália - Carte Telefoniche Italiano e Mondiali - Edizioni & C&C (Idem)
Japão - Japan - Phonecard Guidebook - Helmut Treude (Sirius)
Noruega - Handlerkatalog over Norges Telekort & Islands Simakort
Portugal - Cartões telefônicos de Portugal - José A Duarte Martins
Venezuela - Catalogo de Tarjetas Telefonicas Venezolanas - Aureliano Blanco Q.

Em alguns países, a própria empresa publica o seu catálogo de CT existentes, atualmente:

África do Sul - Phonecard Catalogue - Telkom SA Limited
Estonia - Phonecards - Estonian Telephone Co. Ltd.
Luxemburgo - PTT Luxembourg - Stock List

Catálogo da Lituania

Outros publicam seu catálogo em partes, durante o ano, com publicações que aparecem a cada dois, três ou quatro meses, como França, Itália e Espanha.

CATÁLOGO BRASILEIRO

O primeiro catálogo dos CTs brasileiros, foi feito pelo estudioso Luiz Edmundo M. M. Costa. Publicado pela editora RHM, tradicional na Filatelia. Trouxe muitas informações interessantes para a época.

O segundo, também em 1995, foi feito pelo grande colecionador Fernando Falcão Henriques. Foi um esforço recolher material e informações para a publicação.

Embora tenha passado pouco tempo, dada a evolução muito rápida do assunto, estes dois pioneiros, hoje, tem pouco valor histórico.

Hoje, os colecionadores estão se valendo dos "Catálogos Vieira de Cartões Telefônicos", editado pela Numismática Vieira, do Rio, em 1993 escrito por Marcelo da Silva Vieira e o "Catálogo de Cartões Telefônicos do Brasil", da Editora RHM, escrito por Luiz Sérgio Araujo e Cesar Suleiman Cury. Ambos foram bem apresentados graficamente, com papel bom e impressão a cores, de boa qualidade.Porém também já não existem mais.

 

Catalogo RHM de Cartões telefônicos

A Telecartofilia está progredindo e também nesta área de publicação de catálogos, tem muito a evoluir. Mas os esforços dirigidos ao setor merecem nossos incentivos.

UTILIDADE DOS CATÁLOGOS

Quase todos os catálogos trazem em suas primeiras páginas informações gerais sobre Telecartofilia, assim como sobre cada tipo de CT. Mesmo os que não são usados no país a que se refere o catálogo.

Tanta para quem coleciona todos os CT daquele país, "um atrás do outro", como para quem faz uma coleção temática, o catálogo é de suma importância, pois vai ajudar a localizar os cartões desejados.

Folhear um catálogo sempre traz proveito. Frequentemente a gente encontra cartões que nos serão úteis. Principalmente encontrando alguns que a gente ignorava a existência...

Como base para o preço das peças é necessário observar bem a data da emissão do catálogo: a variação do valor de determinados cartões, além de rápida, pode ser reversível. Assim, um cartão que marca R$ 20,00 no catálogo pode baixar a doze ou subir a R$ 30,00. Dependendo das condições do mercado. Isto o autor do catálogo não pode prever.

 

CATALOGO DA LÁTVIA

A grande utilidade do catálogo é justamente a confirmação da existência de uma determinada emissão e sua posição no tempo e no espaço. A data da emissão, o número de peças produzidas, a empresa fabricante, o autor da foto ou da pintura exibida são outros detalhes que certamente serão de grande valor ao colecionador estudioso.

Portanto, quanto mais catálogos na biblioteca do telecartofilista, melhor. Pois quanto mais informações, maiores possibilidades de se formar uma bela coleção e de se usufruir do colecionismo adotado.

CATÁLOGOS TEMÁTICOS

Vão surgindo também os primeiros catalogos temáticos sobre cartões telefônicos, como uma verdadeira especialização, estes catalogos no futuro serão predominantes em nosso meio. Dois bons exemplos são os catalogos lançados pela editora Sirus, sobre cartões Telefônicos de Ayrton Senna e de Coca Cola. Com as ressalvas de serem uma mostra da coleção de sua editora, servem como referência das peças disponíveis no mercado, principalmente sobre ayrton senna, já que diminuiram substancialmente as emissões com este motivo, onde 90% das emissões se originaram no Japão. Há ainda a vantaj\gem do catatlgo ser escrito em alemão, inglês e português. O de coca coca, traz boas informações sobre cartões autorizados pela empresa para serem produzidos, bem como daqueles que foram pirateados com a famosa marca de refrigerante, enfim servem ao fim que se propõe, principalmente se levarmos em consideração a necessidade de nos aprofundarmos nos conhecimentos sobre telecartofilia. Referidos catálogos que podem ser adquiridos no Brasil junto à editora RHM.

INTERNET

Pela Internet os telecartofilista interessados, poderão encontrar uma infinidade de fontes de informações. Tanto sobre história como sobre os diferentes sistemas usados nos diversos países, até relação de aficcionados, prontos a manterem correspondência para troca de peças.

Apenas como exemplo, vamos relacionar um punhado de home pages e outro tantos de e-mails que poderão ser úteis aos mais curiosos. É como um "início de conversa", a partir da qual você poderá voar mais alto!

Brasil - Home- Pages

http://www.rhm.com.br

http://www.pennyblack.com.br

Exterior - Home Pages

http://www.tkj.de - revista na Alemanha

http://www.kars-unlimited.com -comerciante nos Estados Unidos

http://www.yvert-et-tellier - catálogo na França

Exterior - E-Mail

amkilpa@es.co.nz - comerciante na Nova Zelândia

azinomaz@mbox.mynet.it - trocas na Itália

phonecards@listeservice.net - informações na Austrália

E então, vamos estudar Telecartofilia?

Volta ao Índice

Procure aqui por produtos em nossos leilões Busca Avançada

COMO ANUNCIAR - ESTATISTICAS - ASSOCIE-SE - NÓS NA MIDIA - NOSSOS PRÊMIOS - PRIVACIDADE - FALE CONOSCO