Autor: José Marques Barboza

Porque e Como Colecionar Cartões de Telefone

Tendo tido a oportunidade de pronunciar uma palestra sob o título acima, no Encontro de Telecartofilia realizado em São Paulo no final de setembro, aproveito o ensejo (a pedido) para divulgar alguns itens apresentados naquela oportunidade.

Hoje falaremos sobre os porquês.

  1. Curiosidade - Claro que por curiosidade se dá início a muitas atividades. Colecionar CT (Cartões de Telefone) é uma delas: tendo visto algumas pessoas ajuntando, conversando ou trocando, por simples curiosidade, deixa-se de jogar fora os cartões usados e se passa a agrupá-los por figura, por valor, etc. O certo é que eles vão ficando na bolsa ou na gaveta, até que, por alguma razão (geralmente desconhecida), aparece o real desejo de colecioná-los.
  2. Porque este colecionamento influi no comportamento individual. Conscientemente ou não, o indivíduo que coleciona é levado a desenvolver determinadas características como ordem, paciência, método, perseverança, etc., sem as quais, não se vai pra frente. O colecionador tem que ser organizado para montar a sua coleção; bagunça não vale. Para isto é necessário ter muita paciência, pois sem paciência, não se consegue estudar, observar ou organizar, com uma sequência lógica, o tipo de coleção que se está desenvolvento. Para que se monte qualquer tipo de coleção, é necessário método. Afinal, para se montar uma coleção "legal", é necessário que se adquira um material adequado. E frequentemente, é preciso muita perseverança para se conseguir "aquelas" peças que ainda estão faltando!
  3. Também o Comportamento Social é influenciado, quando a pessoa passa a participar de Encontros e Feiras de Telecartofilia. O que mais transparece, é a sociabilidade, isto é, o interesse peloas outras pessoas. A presença nos Encontros de Colecionadores trás grande chance de achas aquela "muito procurada peça", pois geralmente são muitos os comerciantes que expõem o seu estoque.

    A cada novo Encontro, revendo velhos amigos e fazendo novas amizades, o colecionador se renova, isto é, carrega as baterias, como o fan de um clube de futebol que vibra com a vitória (ou um simples empate) de seu time favorito. Os telefonemas e as cartas se tronam mais frequentes entre os colecionadores, o que faz "engordar" ambas as coleções. Quantas vezes pegamos o telefone e avisamos a um colecionador amigo que o comerciante tal tem para vender "aquele" cartão! Se os pais soubessem ocupar o tempo dos seus filhos com alguma forma de colecionismo, o de CT, por exemplo, muitos jovens não estariam aprontando por aí, até chegar às drogas e se tornando marginais.

  4. Investimento. Sim, até para guardar dinheiro se pode colecionar CT. Afinal um CT novo é dinheiro. Poderá ser usado a qualquer momento, como cartão telefônico. Ou poderá ser vendido pelo valor de uma peça de coleção. Mas aqui cabe um alerta: tanto quanto na bolsa de valores, há um grande risco em aplicar dinheiro em CT, como investimento. É a flutuação dos preços no mercado, devido a vários fatores, que desaconselham este tipo de investimento. Existem episódios muito conhecidos, que causaram grandes dissabores. Para citar só dois: o primeito foi a série de cartões magnéticos que a TELEBRÁS comprou da Plessey: atingiu preços astronômicos e agora está sendo vendido por um décimo do antigo valor. Outro foi o cartão chamado Planeta Terra, de pequena emissão e uso restrito e que foi vendido posteriormente também por um décimo do valor inicial. Quem comprou caro, tem bons motivos para criticar o comerciante que o vendeu. Todavia, não tem razão, pois o comerciante não foi responsável pela oferta inicial pequena e maior depois...

  5. Cultura - Este sim deve ser o grande porquê do colecionismo de cartões de telefone. Observando-se as figuras dos CT, muitas sugestões podem ser aproveitadas e muitos estudos podem ser aprofundados, trazendo reias benefícios culturais ao colecionador. Duas séries de CT brasileiros foram aproveitadas por professores de Geografia, de maneira realmente moderna: os mapas e as capitais dos estados serviram de estímulo ao estudo desta matéria, de maneira realmente criativa. Com CT de vários países, pode-se fazer uma enciclopédia sobre cães, por exemplo. As raças podem ser estudadas de maneira científica, e para cada ordem, família e espécie, haverá um CT para mostrar o exemplo! A História da Arte, brevemente poderá ser estudada dentro da Telecartofilia, pois as obras dos grandes mestres estão sendo transportadas para os cartões de telefone.
  6. Desafio! - Eis um grande motivo para se colecionar CT! Quem não gosta de um belo desafio, daqueles que nos deixam excitados e prontos para mostrarmos que temos garra? É assim que partimos à procura de uma peça que já ouvimos falar, que já vimos nas mãos de outros colecionadores ou comerciantes e que naquela oportunidade não tínhamos condição de adquirir, ou que não tínhamos interesse naquela ocasião! Quantas histórias temos ouvido de peças que já passaram muito perto de nós, mas que por qualquer razão não pudemos segurar?

Na verdade, o título da palestra era Porque e Como colecionar Cartões Telefônicos. Aqui estão alguns porquês. Da próxima vez tentaremos apresentar alguns itens de Como Colecionar Cartões Telefônicos.


Continuando com a intenção de manter esta página democraticamente, aguardo manifestações sobre os assuntos a serem tratados futuramente. Assim, estaremos atendendo às aspirações dos nossos leitores. Na medida do possível. A página que estou apresentando agora foi sugerida no dia do Encontro de Comerciantes e Colecionadores de CT (27/09/97), realizado no Jardim Botânico, em São Paulo. Muito grato.

Volta ao Índice

Procure aqui por produtos em nossos leilões Busca Avançada

COMO ANUNCIAR - ESTATISTICAS - ASSOCIE-SE - NÓS NA MIDIA - NOSSOS PRÊMIOS - PRIVACIDADE - FALE CONOSCO